Foi lançado na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o “Manual de Combate a Incêndios em Canaviais”, uma obra inédita que reúne, pela primeira vez no país, as melhores práticas e diretrizes para a prevenção e combate a incêndios em áreas canavieiras. A tiragem inicial foi de 800 exemplares impressos, distribuídos gratuitamente aos agentes e profissionais envolvidos no combate ao fogo, além da versão digital online disponível em formato eBook para ampliar ainda mais seu alcance.
A elaboração do manual contou com apoio do MPMG, Siamig Bioenergia e Instituto Mineiro de Preservação Ambiental Rural (Impar). A obra é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que demonstra como a articulação entre instituições públicas e o setor produtivo pode gerar respostas concretas e ágeis para problemas socioambientais urgentes.
Escrito pelos veteranos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Anderson Passos e tenente Ronaldo Lopes, o manual oferece um conteúdo técnico, ao mesmo tempo em que é acessível a profissionais de diferentes níveis. Passos e Lopes uniram décadas de experiência prática e formação acadêmica de excelência para elaborar um guia completo e confiável, que já nasce como referência para gestores, brigadistas e demais envolvidos na resposta a incêndios em canaviais.
“O melhor combate ao incêndio é a prevenção, e ela precisa ser feita com ciência de ponta a ponta. Este manual é um reflexo direto disso. É muito gratificante ver o nível de maturidade que conseguimos desenvolver na região ao tratar, de forma conjunta com o setor sucroenergético e a comunidade, medidas alinhadas de proteção ao patrimônio, à saúde e ao meio ambiente”, destaca o promotor de Justiça Carlos Valera, que escreveu o prefácio da obra.
Anderson Passos e Ronaldo Lopes, ressaltam que “é o primeiro manual do país inteiramente voltado para o combate a incêndios em canaviais, uma atividade carente de orientações técnicas padronizadas e específicas. Sua publicação é um avanço significativo na inovação das práticas de proteção ambiental, reunindo experiências de campo, ciência aplicada e estratégias modernas em uma abordagem pioneira”.
Ao consolidar conhecimentos que antes estavam dispersos ou restritos a grupos especializados, o manual se firma como uma ferramenta de referência nacional, abrindo caminho para que outras regiões repliquem esse modelo de atuação estratégica, preventiva e eficaz.
Abordando desde a biologia da cana-de-açúcar, características dos combustíveis e topografia, até os protocolos operacionais, táticas de combate, segurança das equipes e orientações pós-incêndio, o manual destaca a importância do planejamento preventivo e do uso da ciência como pilar da proteção ambiental.
Segundo os autores, a obra, lançada no dia 11 deste mês, evidencia que o verdadeiro enfrentamento ao fogo começa muito antes das chamas, por meio do planejamento contínuo e da capacitação técnica de quem atua na linha de frente. Com linguagem clara e embasamento técnico sólido, o manual se consolida como um instrumento fundamental para mitigar os efeitos dos incêndios e proteger vidas, lavouras e ecossistemas.
Acesse aqui as versões eletrônicas do manual
Clique para acessar o e-book
Clique para acessar a versão on-line