20.5 C
Brasília
sexta-feira, janeiro 24, 2025
Mais...

    Professores e diretores da rede pública podem se inscrever para bolsa de estudos no Japão

    O Governo do Japão, por meio do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Mext), abriu inscrições para bolsas de estudos destinadas a professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais e diretores da rede pública e privada.

    As inscrições vão até o dia 12/2. Os interessados devem se inscrever presencialmente no Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro ou os documentos podem ser enviados via Correios. Não serão aceitas inscrições por email. As informações estão disponíveis no site do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

    Sobre a bolsa

    Essas bolsas de estudos têm como objetivo capacitar educadores a desenvolver pesquisas em áreas relacionadas à educação em universidades japonesas, permitindo que eles apliquem os conhecimentos adquiridos em suas instituições de ensino no Brasil.

    O programa também inclui um curso intensivo de língua japonesa nos primeiros seis meses, destinado aos bolsistas que não dominam o idioma. A duração da bolsa será de um ano e meio, com início previsto entre setembro e outubro de 2025 e término em março de 2027, sem possibilidade de prorrogação.

    Os selecionados terão direito a passagens aéreas de ida e volta, isenção de taxas acadêmicas e uma bolsa mensal de 143 mil ienes (aproximadamente R$ 5.545,00 no câmbio atual), destinada a cobrir despesas com moradia, alimentação e transporte.

    Quem pode se candidatar

    Entre os requisitos principais para participação, o candidato deve:

    Possuir formação universitária ou graduação em escola de formação de professores (magistério);

    Ter pelo menos cinco anos de experiência na área educacional;

    Estar em exercício no cargo;

    Ser brasileiro, com idade inferior a 35 anos (nascidos em ou após 2/4/1990);

    Ter nível avançado de inglês e conhecimentos básicos de japonês;

    Comprometer-se a aplicar os conhecimentos adquiridos após o retorno ao Brasil.

    Candidatos com dupla nacionalidade japonesa e brasileira devem optar pela nacionalidade brasileira. Mais detalhes sobre as exigências estão disponíveis no edital oficial do programa (em inglês).

    Inscrições

    As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente no Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro ou por meio de envio postal. No caso de envio por correios, os documentos devem chegar ao consulado até o dia 12/2 de 2025.

    Os interessados devem apresentar, entre outros documentos, formulário de inscrição preenchido, histórico escolar traduzido, currículo resumido e comprovante de experiência no magistério.

    Para dúvidas e orientações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail bolsa@ri.mofa.go.jp ou acessar o site oficial do consulado. Não serão aceitas inscrições por meio do email disponibilizado.

    Processo seletivo

    A seleção será realizada em duas fases. A fase inicial acontece no Brasil e inclui análise documental, provas escritas de inglês e japonês (agendadas para 18/2 de 2025) e entrevista com os candidatos aprovados, prevista para 26/2 de 2025. Os exames e entrevistas ocorrerão no Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

    A fase final ocorre no Japão, com a análise dos documentos dos candidatos aprovados na primeira fase pelo Mext, que realizará a seleção final. O resultado será divulgado até um mês antes do embarque.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES