20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 7, 2025
Mais...

    Secretaria de Educação reforça orientações para estudantes que farão o Enem 2025

    Os dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 estão se aproximando e a preparação vai além dos estudos. É importante que os participantes estejam atentos às regras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o que é permitido e o que é proibido durante o exame. As provas serão aplicadas nos próximos dois domingos, dias 9 e 16/11.

    “O Enem é uma das principais ferramentas para que nossos estudantes tenham acesso ao ensino superior, por isso é fundamental que todos se atenham às orientações para que não haja prejuízos. Tenho certeza de que nossos estudantes se sairão bem durante as aplicações, conquistarão seus projetos de vida e manterão Minas como um dos grandes destaques do Brasil no Enem”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação de Minas Gerais.

    Com o objetivo de auxiliar os estudantes da rede estadual que farão o exame, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) reuniu as principais informações sobre os itens obrigatórios, recomendados e proibidos nos dias de avaliação.

    Itens obrigatórios e recomendados

    Para realizar o Enem, o candidato deve apresentar documento de identificação válido, que pode ser físico ou digital, e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

    O Inep também recomenda levar o cartão de confirmação da inscrição, que contém informações como o local de prova, o idioma escolhido (inglês ou espanhol) e o tipo de atendimento especializado, se houver. Apesar de não ser obrigatório, o documento deve permanecer guardado durante todo o exame.

    Caso o participante precise comprovar presença, é possível levar a Declaração de Comparecimento impressa, que também deverá ser guardada após a assinatura do aplicador.

    O que não levar

    É proibido o uso de boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, nem o porte de canetas não transparentes, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, protetor auricular ou óculos escuros.

    Relógios de qualquer tipo e dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, smartwatches, calculadoras, pen drives, fones de ouvido e chaves com alarme, também são proibidos. Todos esses itens devem ser guardados no envelope porta-objetos, fornecido ao candidato antes do início da prova.

    Estrutura das provas e horários

    No primeiro dia (9/11), os participantes responderão a 45 questões de Linguagens (40 de Língua Portuguesa e cinco de Inglês ou Espanhol), 45 questões de Ciências Humanas e farão a redação. No segundo dia (16/11), a prova contará com 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

    Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A aplicação começa às 13h30, com término às 19h, no primeiro dia, e às 18h30 no segundo.

    Mais informações podem ser encontradas em https://enem.inep.gov.br/participante.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES