20.5 C
Brasília
terça-feira, julho 1, 2025
Mais...

    Transformação digital avança na rede estadual de ensino de Minas nos últimos cinco anos

    Nos últimos cinco anos, a transformação digital tem ganhado força na educação pública de Minas Gerais. Em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado (Prodemge), a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) já implementou mais de 30 soluções tecnológicas que modernizam rotinas escolares, simplificam processos de contratação, fortalecem a gestão pedagógica e ampliam o acesso da população aos serviços educacionais.

    Sistemas como o Boletim Digital, o Diário Escolar Digital+ (DED+), Sistema de Documentos Digitais (eDOC), o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) e o Trilhas de Futuro já fazem parte do cotidiano das escolas da rede estadual.

    Há também avanços nos processos de contratação de profissionais, como o novo Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (Siagepe), e na formação continuada, com o Trilhas de Futuro Educdores. As ferramentas desenvolvidas impactam positivamente diversas áreas: pedagógica, administrativa, de recursos humanos e infraestrutura.

    Para o assessor-chefe de Inovação da SEE/MG, Magno Peluso Torquette, um dos principais diferenciais da transformação digital na Educação mineira é a adoção da metodologia ágil no desenvolvimento dos sistemas. “Colocamos o usuário final no centro do processo, ouvindo quem realmente vai usar as plataformas. Isso garante soluções mais eficazes, com interfaces intuitivas e amigáveis”, explica.

    Na prática

    Um exemplo é o Diário Escolar Digital (DED+), que reduziu de nove para três o número de cliques necessários para o professor registrar a chamada. “Esse ganho de tempo, repetido diariamente em várias turmas, representa mais eficiência e menos burocracia para o educador”, pontua Torquette.

    O avanço é destacado também pela Prodemge. Segundo o superintendente de Sistemas Educacionais, Renan Ribeiro, o número de projetos com a SEE saltou de três para 30 nos últimos cinco anos. “Hoje atuamos em todas as áreas da Educação, sempre com foco no cidadão. O objetivo é facilitar a vida da comunidade escolar em Minas”, afirma.

    A digitalização dos sistemas também tem papel importante no combate à evasão escolar. “Com um controle de frequência mais rápido e eficiente, é possível identificar alunos com faltas recorrentes e acionar a busca ativa com mais agilidade”, complementa Torquette.

    Além de melhorar o atendimento e a gestão educacional, as soluções digitais trazem economia de tempo e recursos, mais segurança no armazenamento de dados e redução do uso de papel. “Queremos que alunos e profissionais concentrem seus esforços no que realmente importa: o ensino e a aprendizagem”, reforça.

    A expectativa é que as inovações continuem. Entre as novidades em desenvolvimento está um novo aplicativo para alunos e responsáveis, com conteúdos revisados e outras funcionalidades pensadas com base nas demandas da própria comunidade escolar.

    Gestão de pessoas mais eficiente

    Na área de recursos humanos, os avanços também são significativos. O superintendente de Gestão de Pessoas da SEE, Tarcísio de Castro Monteiro, explica que a tecnologia tem permitido um planejamento mais preciso. “Com dados atualizados e confiáveis, conseguimos alocar profissionais de forma mais eficiente, de acordo com a demanda por disciplina, escola e infraestrutura”, afirma.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES