20.5 C
Brasília
quinta-feira, julho 3, 2025
Mais...

    CNU 2025: retificação no edital simplifica pedido de isenção

    Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, não precisam mais preencher o Número de Identificação Social (NIS) no momento da inscrição.

    A simplificação do processo para solicitação de isenção está publicada, nesta quinta-feira (3), na primeira retificação do edital do chamado Enem dos Concursos, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

    De acordo com a pasta, a verificação do direito à isenção pela condição de hipossuficiência econômica será feita por meio do cruzamento automático de dados já cadastrados na União.

    É importante lembrar que a solicitação de isenção deve ser feita até terça-feira (8). Confira aqui quem tem direito ao benefício.

    >>>> Edital do CNU 2025: confira datas, regras e vagas

    Outras mudanças

    Atualização das opções de pagamento

    Entre as alterações do edital retificado, está a atualização das opções de pagamento da taxa de inscrição, que deve ser feita até às 23h59 de 21 de julho. Pelo novo documento, os candidatos poderão quitar a Guia de Recolhimento da União (GRU) em uma das opções disponíveis na plataforma PagTesouro: Pix, cartão de crédito (sujeito a tarifas da operadora) ou boleto GRU, com pagamento exclusivo pelo Banco do Brasil.

    Antes, as modalidades de pagamentos eram mais abrangentes para o candidato que preferia ou precisava pagar a taxa de inscrição em dinheiro ou em um ponto físico. Na primeira versão do edital, a GRU poderia ser paga diretamente em qualquer agência bancária, casas lotéricas e unidades dos Correios. Agora, está restrito à plataforma PagTesouro.

    O valor único da taxa de inscrição é de R$ 70 para os cargos de nível superior e médio.

    Cidades de Goiás

    A terceira mudança descrita na retificação do edital do concurso unificado é a indicação de municípios onde serão aplicadas as provas no estado de Goiás. Na primeira versão do edital publicado, faltou informar o nome de oito cidades goianas.

    Ao todo, 17 cidades de Goiás realizarão o CNU 2025: Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Goianésia, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

    O número total de 228 cidades para locais de prova, distribuídas nas 27 unidades da federação, segue confirmado. A lista pode ser consultado no anexo XI do edital de abertura.

    CNU 2025

    A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) oferta 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas aplicadas em dois dias — a primeira fase, de provas objetivas, em outubro e a segunda, com questões dissertativas, em dezembro, apenas para os aprovados na etapa anterior.

    Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos, com a possibilidade do candidato se inscrever para diferentes cargos dentro do mesmo bloco e definição de sua lista de preferência pelas vagas​.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES