20.5 C
Brasília
sábado, julho 26, 2025
Mais...

    Codemge e Associação Mineira de Municípios abrem seleção para servidores municipais em curso gratuito de concessões e PPPs

    A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Associação Mineira de Municípios (AMM) lançaram, nesta semana, edital de seleção de servidores públicos municipais para o Curso de Capacitação Técnica em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões.

    Ao todo, a iniciativa oferece 85 vagas. As inscrições vão até 12/8, pelo site portalamm.com. As aulas on-line começarão em 20/8 e irão até outubro, realizadas em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP).

    O curso é gratuito e tem como objetivo promover a capacitação técnica de servidores públicos para o desenvolvimento e o aprimoramento de conhecimentos sobre a temática das parcerias público-privadas e concessões em Minas Gerais.

    A capacitação terá duas aulas por semana, totalizando 60 horas, e abordará aspectos estratégicos das PPPs e concessões, incluindo planejamento e estruturação de projetos. O curso ainda vai abranger regulação e execução contratual, além da sustentabilidade, da governança e da relação com órgãos de controle.

    A Codemge, a AMM e a Fesp emitirão certificado ao final do curso, que será realizado por plataforma de educação a distância (EaD), com atividade de encerramento presencial. Clique aqui para acessar o edital no portal da AMM.

    Público-alvo

    O curso é destinado à formação especializada de profissionais que atuam ou pretendem atuar no planejamento, na estruturação e na gestão de PPPs e concessões nos municípios mineiros. É obrigatório que o município do interessado seja afiliado à AMM.

    Podem se inscrever servidores públicos municipais que:

    • Atuem ou pretendam atuar em áreas relacionadas a planejamento, infraestrutura, desenvolvimento econômico, finanças ou jurídico-administrativas;

    • Tenham, preferencialmente, vínculo efetivo com a administração pública dos municípios do estado de Minas Gerais ou atuem em cargos estratégicos;

    • Sejam indicados por seus respectivos órgãos.

    Seleção

    De acordo com o edital, os candidatos serão classificados com base nos seguintes critérios:

    • Experiência na área de planejamento ou gestão de projetos de PPPs e concessões (peso 3);

    • Relevância do órgão de origem no desenvolvimento de PPPs (peso 2);

    • Município ter em andamento algum convênio/parceria com a Codemge (peso 2);

    • Município comprovar que realizou inscrição no Programa Cidade Parceira, lançado pela Codemge e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias – Seinfra (peso 3);

    • Participação em capacitações anteriores na área (peso 1).

    Os 85 servidores com maior pontuação serão selecionados, sendo limitado a um participante por município com até 100 mil habitantes e dois para cidades acima de 100 mil habitantes. Para os municípios inscritos no Programa Cidade Parceira, até três servidores por localidade poderão ser selecionados, independentemente do número de habitantes.

    A divulgação dos selecionados será feita no site da AMM. Os candidatos serão notificados por e-mail até o dia 15/8. A aula inaugural está agendada para 20/8. A última disciplina deve ser concluída em 30/10, e a cerimônia de encerramento está prevista para novembro. Outras informações estão disponíveis no site da AMM.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES