20.5 C
Brasília
terça-feira, maio 21, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Com liberação do 5G em mais 14 cidades de Minas, população deve substituir a parabólica tradicional

    Quatorze novos municípios de Minas Gerais passaram a ter autorização para implantar a tecnologia 5G a partir desta quarta-feira, 13/09. Com o anúncio, dado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), as operadoras de internet que atuam nessas localidades já podem solicitar ativação da tecnologia ultrarrápida, de acordo com seus interesses comerciais. Ao todo, são 212 cidades brasileiras com a liberação nesta etapa.

    Confira a lista das novas 14 cidades de MG com liberação para o 5G:

    TABELA 59
     

    Com a nova leva de cidades, o Brasil alcançará a marca de mais de 2 mil municípios com o espectro disponível para a implementação do 5G (183 em Minas Gerais). É importante ressaltar que a autorização da Anatel não significa que a nova geração de internet chegará imediatamente a essas localidades, mas esse é o primeiro passo para a implantação da tecnologia.

    Troca da parabólica

    A notícia positiva também traz um alerta para os usuários da parabólica tradicional que moram nesses municípios: é preciso atualizar o equipamento para o modelo digital. A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV.

    O modelo tradicional também corre o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C), poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.

    Antes mesmo de o sinal parar de ser transmitido, quando o 5G for ativado na região, os usuários do equipamento podem perceber interferências, como chiados, chuviscos e até perda de acesso a alguns canais.

    Nessas 14 cidades mineiras, famílias de menor renda já podem fazer o agendamento para receber o kit com a nova parabólica digital. O serviço é gratuito para pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) e que têm a parabólica tradicional funcionando em casa. O trabalho é realizado pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). Cerca de 16,8 mil famílias devem ser beneficiadas neste grupo de cidades.

    Em julho, outras 22 cidades de Minas Gerais tiveram o agendamento liberado dentro da quarta fase do programa. Desta vez, entraram na lista: Araxá, Bela Vista de Minas, Itabira, Ituiutaba, João Monlevade, Lavras, Muriaé, Nova Era, Nova Serrana, Patos de Minas, Rio Piracicaba, Santa Rita do Sapucaí e Teófilo Otoni e Ubá.

    Em Teófilo Otoni e Lavras, 2,4 mil e 1,7 mil famílias, respectivamente, podem ter direito à instalação do kit gratuito. Na sequência, estão: Ituiutaba (1,6 mil), Muriaé (1,6 mil) e Patos de Minas (1,5 mil). Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir à televisão, como antena digital tipo espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisa fazer a troca.

    O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca os benefícios da nova antena: “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”. Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.

    Outras 169 cidades de Minas Gerais continuam com o agendamento para instalação do kit gratuito liberado. A previsão é de que 120,6 mil famílias possam ter direito à instalação gratuita nesses municípios.

    SIGA ANTENADO

    A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

    Confira as 22 cidades com agendamento aberto em Minas Gerais na quarta fase do programa:

    Alpinópolis
    Antônio Carlos
    Araxá
    Barbacena
    Bela Vista de Minas
    Bicas
    Cachoeira de Minas
    Cascalho Rico
    Catas Altas da Noruega
    Conceição dos Ouros
    Diamantina
    Goianá
    Guarda-Mor
    Ibertioga
    Itabira
    Itaverava
    Ituiutaba
    João Monlevade
    Lavras
    Muriaé
    Nova Era
    Nova Serrana
    Paracatu
    Patos de Minas
    Pouso Alegre
    Rio Piracicaba
    Santa Rita de Ibitipoca
    Santa Rita do Sapucaí
    Santana dos Montes
    São José da Barra
    Teófilo Otoni
    Tiradentes
    Ubá
    Vargem Bonita
    Varginha
    Vazante



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES