20.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Educação apresenta novo Diário Escolar Digital à rede estadual de ensino

    Resultado da escuta e participação dos servidores que compõem a rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresenta o novo Diário Escolar Digital + (DED+), ferramenta que registra e acompanha a frequência e o desempenho dos estudantes da rede pública. Considerado uma das prioridades da SEE/MG, o DED+ é a versão aprimorada do sistema anterior do Diário Escolar Digital e com novas funcionalidades, construídas com o auxílio de professores, diretores e especialistas da rede estadual.

    O novo sistema foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com a Assessoria de Inovação da SEE/MG. O DED+ estará disponível para uso a partir de 27/2, mas professores e servidores da rede pública já podem explorar as novas funcionalidades no seguinte link.

    Cerca de 30 professores e diretores participaram do processo de escuta do usuário do DED+, incluindo etapas ativas de testes de usabilidade. Como destaca o assessor-chefe da Assessoria de Inovação da SEE/MG, Magno Torquette, a interação entre desenvolvedores e usuários permitiu ajustes e melhorias na interface, que garantem um sistema mais responsivo às necessidades dos professores. “Não é uma ferramenta entregue para a rede usar, é uma ferramenta que a rede participou do desenvolvimento e, por isso, ela é muito mais intuitiva e fácil de usar”, diz.

    Ele também destaca a agilidade na navegação e a diminuição de cliques para concluir tarefas do DED+. “Com uma tecnologia nova, o tempo de processamento de todas as funcionalidades vai ser bem menor, facilitando a vida do professor na sala de aula”, complementa Torquette.

    Novidades

    As principais mudanças do DED+ focam em três funcionalidades: registro de chamadas, planejamento e acompanhamento de desempenho dos estudantes.

    Assim que acessarem o DED+, os professores encontrarão uma lista de suas turmas, facilitando a localização e o gerenciamento das atividades. Após selecionar a turma, o sistema apresenta o relatório geral da sala, contendo listagem dos estudantes, notas e faltas, podendo filtrar por bimestre ou pelo consolidado anual. Na mesma tela, com apenas um clique, o professor terá acesso à novidade da ‘Chamada do Dia’, registro de frequência do dia corrente.

    Além do acesso ao menu de aulas e de avaliações da turma, o sistema oferece o relatório individual do estudante, proporcionando aos professores uma visão mais detalhada da trajetória escolar de cada aluno ao longo do ano. Para o panorama geral da turma, fica disponível um relatório por sala para consulta, incluindo listagem de estudantes, notas e faltas, também com opção de filtragem por bimestre ou consolidado anual.

    Para otimizar o fechamento do bimestre, o DED+ apresenta uma listagem categorizada das turmas com pendências de lançamentos, direcionando o professor diretamente às tarefas pendentes com agilidade.

    Próximas etapas

    Nesta primeira etapa de implementação, que começa em 27/2, o DED+ estará disponível para funcionalidades de uso dos professores. Gestores e especialistas terão acesso às funcionalidades específicas para uso de suas funções em breve, além da liberação de novas ferramentas para os docentes.

    “Vamos ter um processo de escuta dos especialistas e da gestão escolar para garantir que a gente vai entregar um módulo que seja tão útil e tão intuitivo, quanto o que estamos entregando aos professores”, destaca Magno Torquette.

    Até a data de liberação do acesso, professores serão cadastrados no sistema gradativamente e podem receber e-mails de confirmação.

    A versão anterior do Diário Escolar Digital permanecerá disponível por meio do endereço www.ded.educacao.mg.gov.br.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES