20.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Educação publica cartilha com orientações sobre análise da água utilizada nas escolas de Minas

    A água é um elemento essencial, que além de trazer diversos benefícios para a saúde, é indispensável no dia a dia da comunidade escolar. Por isso, a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibilizou para as escolas da rede pública estadual de ensino a cartilha “Orientação para análise da água e orçamento para instalação de filtro e cloração”, a fim de garantir a boa qualidade do recurso utilizado pelas unidades.

    A cartilha orienta que a água dos bebedouros e da preparação da merenda escolar, por exemplo, seja analisada tanto diretamente na fonte como também no processo de abastecimento. A diferença está na forma como a impureza, caso detectada, será tratada.

    Se for constatada alteração na qualidade da fonte, há uma série de ações específicas a cada caso e descritas na cartilha, que serão implementadas para corrigir e garantir a água potável em boa qualidade na caixa d’água.

    “Minas Gerais é um estado muito diverso e, por esse motivo, nem todas as unidades escolares são abastecidas por companhias públicas de água, por exemplo. Por isso é importante que as escolas tenham um laudo atestando a potabilidade da água. Assim, elas estão orientadas sobre a especificação necessária ao contratar e utilizar o serviço de fornecimento de água”, explica a superintendente de Infraestrutura e Logística da SEE, Thais Damasceno.

    Caso a escola identifique que a água não está potável, é importante fazer a compra da água própria para o consumo para manutenção do funcionamento da instituição.

    “Mas o mais importante é corrigir de forma definitiva a questão apontada nos laudos. Podendo ser um novo filtro, a lavagem da caixa d’água ou dos tubos ou a adição de componentes químicos à água, dependendo do grau de impureza apresentado”, salienta a superintendente.

    Cartilha Orientacao Para Analise Da Agua e Orcamento Para Instalacao de Filtro e Cloracao by Ana Paula Oliveira on Scribd

    Acompanhamento minucioso

    A Superintendência de Infraestrutura e Logística reforça que as orientações da cartilha são voltadas aos diretores escolares e às Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

    Em 2023, foram cumpridas agendas nas SREs para apresentação da cartilha e o acompanhamento tem sido satisfatório, com retornos positivos sobre a natureza explicativa do documento.

    A SEE enfatiza ainda a necessidade do cumprimento das orientações da cartilha no período das férias escolares por ser mais viável e possível fazer o esvaziamento e lavagem das caixas d’água e dos canos da escola.

    Além de ser um período em que a direção da escola está voltada para as manutenções do prédio escolar e garantia das condições necessárias para um bom início de ano letivo.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES