20.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Executivo estadual é pioneiro em oferecer o serviço GOV.BR Presencial em centrais de atendimento

    Minas Gerais foi o primeiro Estado do país a oferecer, em parceria com o Governo Federal, o serviço GOV.BR Presencial em todas as suas centrais de atendimento, para ajudar cidadãos a criarem conta ou recuperarem senha de acesso à plataforma GOV.BR. Esse login é necessário para a utilização de diversos serviços públicos de maneira segura.O projeto está disponível nas 42 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).

    Somente no último ano, as UAIs realizaram 78.791 mil atendimentos para recuperação de senha de acesso à plataforma GOV.BR, que reúne diversos serviços públicos. A identificação virtual do cidadão é necessária para ter acesso a documentos digitais, como Carteira Nacional de Identificação (CIN), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou para solicitar seguro desemprego, fazer prova de vida, entre outras funcionalidades.

    “Esses números demonstram a demanda da população em buscar acesso aos serviços públicos. Nas UAIs, o cidadão conta com essa ajuda para resolver problemas de acesso à conta GOV.BR e também para solicitar serviços públicos digitais de forma segura e confiável”, explica a superintendente Central de Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Izabela Rodrigues.

    Além de buscar solucionar problemas de acesso à conta GOV.BR, a iniciativa tem o objetivo de ajudar a população na solicitação de serviços públicos digitais, para que possam desenvolver, também, habilidades e autonomia digital. Para utilizar o serviço GOV.BR Presencial nas UAIs não é necessário agendamento.

    Além das UAIs em Minas Gerais, o GOV.BR Presencial também estará disponível em outros estados: nas cidades de Lages (Balcão do Cidadão), Niterói (Plataforma Urbana Digital da Engenhoca) e Teresina (Espaço da Cidadania Grand Dirceu).

    Rede GOV.BR

    Na última semana, a Seplag-MG participou do encontro Rede GOV.BR, realizado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) em formato virtual. O evento contou com a participação de estados e municípios, com o objetivo de integrar os membros da Rede para reforçar a colaboração federativa em governo digital, alinhar as ações previstas para 2024 e compartilhar experiências em serviços públicos digitais.

    Na ocasião, o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, apresentou a experiência do atendimento presencial do GOV.BR em Minas.

    “Além de compartilhar o trabalho que o Governo de Minas está realizando presencialmente nas UAIs, tivemos a oportunidade de apresentar as experiências do processo piloto de utilização do GOV.Br nos terminais de autoatendimento. A Rede é um excelente espaço para troca de experiências que proporcionam a evolução dos serviços digitais”, disse o subsecretário.

    Atualmente, integram a Rede o Governo Federal, os 27 estados e cerca de 900 municípios.

    UAIs

    Minas Gerais conta, atualmente, com 42 UAIs espalhadas por todas as regiões do estado. Nelas, os cidadãos podem realizar mais de 250 serviços públicos de diferentes órgãos municipais, estaduais e federais.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES