20.5 C
Brasília
quinta-feira, maio 23, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Inscrições para o Programa Jovem Senador 2024 estão abertas até 30/4

    Atenção estudantes da rede estadual de ensino, estão abertas as inscrições para a edição 2024 do Programa Jovem Senador, do Senado Federal. Os interessados podem se inscrever até o dia 30/4 neste link. Todas as despesas com deslocamentos, hospedagem e alimentação durante a Semana de Vivência Legislativa serão pagas pelo Senado Federal.

    O Programa Jovem Senador é direcionado para estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o Brasil. A iniciativa vai selecionar 27 alunos, um de cada estado, para passarem uma semana em Brasília, explorando e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado Federal.

    Em 2024 os jovens serão selecionados por meio de um concurso de redação cujo tema é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, tema este que busca refletir sobre a celebração do bicentenário da instituição e a importância da democracia no país.

    Seleção

    Para participar do processo seletivo, o estudante precisa estar devidamente matriculado e frequentar escola pública da rede estadual de ensino. Ter, no máximo, 19 anos de idade completados até 31/12 de 2024. Além disso, também deve estar disponível para participar da Semana de Vivência Legislativa, prevista para ocorrer de 5 a 9/8. A prova de redação é aplicada na própria escola do candidato.

    O material necessário para a participação no concurso, incluindo a ficha de inscrição e a folha de redação, está disponível no site senado.leg.br/jovemsenador.

    Na primeira etapa, cada escola é responsável por selecionar a melhor redação. Após esse processo, a selecionada deve ser enviada para a Secretaria de Educação do estado. A Secretaria, então, define os três melhores textos, sem promover uma classificação entre eles. Em um segundo momento, o Senado faz a seleção da melhor redação de cada um dos estados e o autor ou autora do trabalho escolhido se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal na Semana de Vivência Legislativa em Brasília.

    Durante a experiência da visita, os estudantes poderão simular o processo legislativo, conhecer as dependências do Senado Federal, participar de debates e até apresentar sugestões de projetos que podem virar leis.

    Clique aqui para esclarecimento de dúvidas sobre todo o processo do Programa Jovem Senador.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES