20.5 C
Brasília
sexta-feira, setembro 20, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Morre a jornalista e apresentadora Glória Maria no Rio de Janeiro

    O jornalismo brasileiro perdeu um de seus grandes nomes. A jornalista Glória Maria faleceu nesta quinta-feira (2/2). Ela estava internada no hospital Copa Star, na zona sul do Rio. A causa da morte ainda não foi divulgada.

    No início de janeiro deste ano, a jornalista passou por uma internação, que já estava prevista dentro do tratamento. Diagnosticada com câncer no cérebro em 2019, ela teve de fazer cirurgia de emergência para retirada do tumor. Recentemente, apresentou metástases e foi submetida a novos tratamentos.

    Glória Maria, foi e continuará sendo uma inspiração pra mulheres e repórteres de televisão. Dona de uma simplicidade impar, ela entrou na casa dos brasileiros por diversos cantos do mundo, trazendo culturas, aventuras e humanidade por meio de suas reportagens marcantes na TV Globo.

    Homenagem

    A também jornalista de TV, Maria Cândida, assim como todos os jornalista brasileiros, deixou uma homenagem para a jornalista.

    “Glória Maria, inspiração pra nós mulheres e repórteres de tv! A morte de amigas, sempre nos desestabiliza, nos deixa tristes, apesar de eu acreditar q seja uma passagem como o nascimento.

    Mas como perder Glória Maria na tv, né? O entusiasmo, a voz, o jeito “vou entrando”, ela sempre me inspirou. Fazia tudo de uma forma simples, conversando de boa, não me lembro de outra que fizesse isso como ela.

    Glória, que conheci em 2006, em cruzeiro para Grécia, estávamos em um grupo e passamos uma semana juntas, não tinha papas na língua!

    Com elegância, ela sempre falava o que queria, do jeito que queria e ainda dava uma risada para arrematar. Glória Maria rompeu barreiras numa época que ser repórter de tv MULHER e NEGRA era quase impossível.

    E ela foi com tudo, fez absolutamente tudo na tv, foi a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurou a era da alta definição da televisão brasileira.

    Mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos. Quem não lembra de alguma passagem da Glória em alguma reportagem pelo mundo?

    Eu lembro dela entre duas montanhas, se equilibrando em um cabo… Eu pensava: meu Deus, ela vai cair… Mas ela sempre conseguia tudo. Uma super MULHER, grande pioneira na tv.

    Se vcs lembram alguma reportagem dela, dividam nos comentários pra gente lembrar… e vibrar muita paz e amor nessa passagem para o plano espiritual”, escreveu Cândida.

    Trajetória

    Um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, Glória Maria foi a primeira pessoa a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurou a era da alta definição da televisão brasileira. A apresentadora morreu nesta quinta-feira (2/3), aos 73 anos.

    Nascida no Rio de Janeiro (RJ), Glória se formou na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Na TV Globo, onde consagrou sua carreira, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo.

    A estreia como repórter foi em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. “Quem me ensinou tudo, a segurar o microfone, a falar, foi o Orlando Moreira, o primeiro repórter cinematográfico com quem trabalhei”, contou Glória em entrevista ao jornal O Globo.

    Gloria acumula momentos marcantes na carreira, como a cobertura da guerra das #Maldivas (1982), a invasão da embaixada brasileira do #Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de #Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na #França (1998), como relembrou durante bate-papo com Ana Maria Braga, no Mais Você.

    As entrevistas com celebridades também se tornaram históricas para o jornalismo brasileiro. Entre outros, conversou com Mick Jagger, dos Rolling Stones, e Michael Jackson, de quem recebeu um abraço.

    Ao percorrer mais de 160 países a trabalho, a jornalista levou histórias de todo o mundo aos brasileiros. Um exemplo, que já é um clássico, é a viagem à Jamaica, em junho de 2016, que acabou gerando memes divertidos, que fizeram Gloria viralizar na web.

    Na Globo, Glória Maria passou pelo Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio, integrou a equipe do Jornal Nacional, apresentou o Fantástico e o Globo Repórter.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES