20.5 C
Brasília
segunda-feira, junho 17, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Prazo para inscrições no programa de cotas da Uemg termina em 19/12

    A Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) encerra, na próxima segunda-feira, prazo para inscrições no Programa de Reserva de Vagas (Procan) do Vestibular 2023.

    Ao todo, 50% das 4.607 vagas oferecidas no processo seletivo são reservadas ao programa de cotas e outros 5% ao programa de Inclusão Regional.

    O vestibular da Uemg contempla 128 cursos presenciais distribuídos em 18 cidades. O prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição também termina no próximo dia 19/12.

    A reserva de vagas pelo Procan se destina a seis categorias: negros, quilombolas, indígenas, ciganos, egressos de escolas públicas e pessoas com deficiência.

    Os candidatos devem, obrigatoriamente, ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais, e ter renda familiar bruta, per capita, de até 1,5 salário mínimo, com exceção das pessoas com deficiência.

    Guia

    Com o objetivo de tornar as informações do edital mais acessíveis aos candidatos que não estão habituados com essa característica de documento, a Uemg publicou, nesta terça-feira (13/12), guia que reúne as principais informações relacionadas ao processo seletivo. Além disso, o documento também conta com a apresentação dos cursos de graduação da Uemg.

    O guia, publicado em versão digital no site do vestibular.uemg.br, está disponível em formato PDF para facilitar download e compartilhamento.

    Confira a distribuição das vagas:

    • Categoria I – 21% para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;

    • Categoria II – 3% para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;

    • Categoria III – 3% para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;

    • Categoria IV – 2% para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;

    • Categoria V – 16% para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;

    • Categoria VI – 5% para pessoas com deficiência.

    Além do Procan, 5% das vagas do Vestibular 2023 se destinam à inclusão regional, que busca contribuir com o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas as unidades da Uemg. Os candidatos devem residir em Minas Gerais e ter cursado o ensino médio, integralmente, em instituições públicas sediadas no estado.

    Interessados em ingressar na Uemg por meio do Procan ou da inclusão regional devem indicar a opção no ato da inscrição e providenciar a documentação necessária. O resultado final do processo seletivo vai ser divulgado no dia 13/3.

    Confira o cronograma resumido:

    • 7/12/2022 – início das inscrições;

    • 19/12/2022 – último dia para inscrições pelo Procan e inclusão regional;

    • 9/1/2023 – último dia para inscrições no Vestibular pela ampla concorrência;

    • 21 e 22/1/2023 – provas de habilidades específicas (para os cursos de Música);

    • 29/1/2023 – provas de conhecimento geral;

    • 13/3/2023 – divulgação do resultado final;

    • 14/3/2023 a 20/3/2023 – matrícula dos aprovados;

    • 21/3 – início das aulas para os calouros.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES