20.5 C
Brasília
segunda-feira, junho 17, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Empreendedores do DF têm acesso a crédito com até 36 meses para pagar

    Pessoas físicas e jurídicas com mais de 18 anos, sem restrições junto à Fazenda Pública e ao Serasa, podem recorrer ao Programa Prospera de crédito especial concedido para o atendimento das necessidades financeiras de empreendedores em geral, com empréstimos que variam de R$ 4,2 mil a R$ 83 mil. Os recursos são do Fundo de Geração de Emprego e Renda (Funger) da Secretaria de Trabalho e podem ser contratados em qualquer uma das 14 agências do trabalhador do DF.

    Os valores tomados podem ser pagos em até 36 parcelas, com taxa de juros de 3% ao ano, sem cobrança de IOF ou qualquer outro encargo.

    O Prospera atende empresários das áreas urbanas e rurais que possuem atividades produtivas de pequeno porte. O programa utiliza a metodologia baseada no relacionamento direto da Secretaria de Trabalho com os empreendedores, no local onde é executada a atividade econômica, devendo ser considerado que o atendimento ao empreendedor é feito por profissionais aptos a identificar as suas reais necessidades financeiras, além de prestar orientação na aplicação do recurso recebido, objetivando o desenvolvimento do empreendimento.

    O relacionamento da Secretaria de Trabalho com o empreendedor é mantido durante todo o período do contrato e visa um melhor acompanhamento e a identificação de necessidades além do crédito, para garantir o crescimento sustentável da atividade econômica
    O relacionamento da Secretaria de Trabalho com o empreendedor é mantido durante todo o período do contrato e visa um melhor acompanhamento e a identificação de necessidades além do crédito, para garantir o crescimento sustentável da atividade econômica. Além disso, os créditos são liberados em condições definidas de acordo com a capacidade de pagamento do tomador, das garantias apresentadas e dos valores progressivos para evitar o endividamento.

    Como adquirir o Prospera?

    Requisitos para obtenção do empréstimo:

    a) Ter mais de 18 anos;
    b) Não ter restrições junto à Fazenda Pública do Distrito Federal;
    c) Não ter restrições na Serasa, exceto para empreendedores cadastrados no Bolsa Família e grupo solidário conforme legislação vigente;
    d) Empreendedores iniciantes e recém-formados devem apresentar plano de negócios, bem como certificado de participação em cursos de gestão de negócios.

    Qual é a documentação a ser apresentada?

    Pessoa Física

    a) CPF e RG (original e cópia)
    b) Se for casado: RG e CPF do cônjuge + Certidão de casamento (original e cópia)
    c) Comprovante de residência mês atual ou anterior: conta de água, luz ou telefone fixo (original e cópia)
    d) Duas referências pessoais (nome, endereço e telefone)
    e) Duas referências profissionais/comerciais (nome, endereço e telefone)
    f) Imprimir Certidão Negativa de Débito junto à Fazenda Pública do DF

    Pessoa Jurídica

    a) Cadastro do CNPJ
    b) Alvará de Funcionamento (se tiver)
    c) Contrato Social (original e cópia); MEI ou Requerimento de empresário
    d) Inscrição Estadual – DIF do CNPJ

    Sócio (se houver)

    a) CPF e RG (original e cópia)
    b) Se for casado: RG e CPF do cônjuge + Certidão de casamento (original e cópia)
    c) Comprovante de residência mês atual ou anterior: conta de água, luz ou telefone fixo (original e cópia)
    d) Certidão Negativa de Débito junto à Fazenda Pública do DF

    Garantias

    Aval de Terceiro
    a) CPF e RG (original e cópia)
    b) Comprovante de residência, mês atual ou anterior: conta de água, luz ou telefone fixo (original e cópia)
    c) Se for casado: RG e CPF do cônjuge + Certidão de casamento (original e cópia)
    d) Comprovante de renda
    – Se servidor público ou aposentado: último contracheque
    – Se empregado de empresa privada: três últimos contracheques + Carteira de Trabalho e cópia da foto, último contrato e alterações se houver.
    – Se pessoa jurídica: pró-labore (somente original feito pelo contador) acompanhado do Contrato Social ou Declaração de Firma Individual e Declaração de Imposto de Renda do exercício anterior
    – Se autônomo: Decore atualizado (Somente Original feito pelo Contador) e Declaração de Imposto de Renda do exercício anterior

    Grupo solidário

    Mínimo de três e máximo de cinco participantes (todos contraem empréstimo e avalizam mutuamente)
    a) CPF e RG (original e cópia)
    b) Comprovante de residência, mês atual ou anterior: conta de água, luz ou telefone fixo (original e cópia)
    c) Se for casado: RG e CPF do Cônjuge + Certidão de casamento (original e cópia)
    d) Imprimir Certidão Negativa de Débito junto à Fazenda Pública do DF

    Para a aquisição de equipamentos são exigidos:

    – Dois orçamentos emitidos em papel timbrado, com CNPJ da empresa, assinados pelo vendedor, especificando marca, modelo, data e prazo de validade.

    Com os documentos originais, o interessado pode se dirigir a uma das duas agências do trabalhador onde os empréstimos podem ser solicitados para efetivar sua proposta.

    Confira os endereços:

    Agência Plano Piloto – SCS QD. 6 LT 10 e 11 ED. Guanabara Sobreloja – Telefones: 3255-3789 ou 3255-3725
    Agência Taguatinga – C4 Lote 3 Avenida das Palmeiras – Telefones: 3255-3790 / 3255-3791



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES