20.5 C
Brasília
domingo, abril 14, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Ibaneis Rocha dá largada oficial rumo à reeleição

    Com liderança isolada nas pesquisas, a coligação Unidos Pelo DF (MDB, PP, PL, Pros, Agir, Solidariedade e Avante), capitaneada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), deu início à campanha oficial, na tarde desta terça-feira (16/Ago) no Arena Hall Sara Nossa Terra em Vicente Pires.

    O evento contou com a presença de milhares de pessoas impulsionadas pela força política de Ibaneis, que concorre a reeleição, com a deputada federal, Celina Leão (PP), candidata à vice-governadora e, a também congressista, Flávia Arruda (PL) que disputa vaga, pela coligação, ao Senado Federal.

    Pesquisas

    O então ‘outsider’ que iniciou a campanha política de 2018, com 3% das intenções de votos, chega a reta final do mandato e os pés na reeleição, com aprovação, de 31% de aprovação. Dados esses, apontados por pesquisa IPEC, encomendado pela Rede Globo e divulgada na segunda-feira feira (15/Ago).

    Algo considerado um feito político, sobretudo, ao se levar em consideração, que três quartos da gestão de ibaneis, ocorreram em meio a pior catástrofe epidemiológica enfrentada no mundo, com a chegada da pandemia da Covid-19.

    Na capital do país, o primeiro caso confirmado ocorreu em 5 de marco de 2020. Cenário esse em que Ibaneis por diversas ocasiões, ainda em meio as incertezas sobre a pandemia, protagonizou respostas rápidas, de modo a garantir a proteção da população do DF. Um exemplo, foi a rápida implementação, a vacinação em massa da população.

    Ibaneis mais que dobrou a quantidade de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no DF, que passou de seis para 13 UPAs, sob gestão do Instituto de Gestão Estratégica de DF (IGESDF). A primeira inaugurada na Região Administrativa (RA) Ceilândia em 24 de setembro de 2021, seguido das RAs de Paranoá (18/out), Gama (17/out), Riacho Fundo II (18/Nov), Planaltina (8/dez) daquele mesmo ano e Vicente Pires (25/Jan) e Brazlândia (22/Fev) desse ano.

    O chefe do Executivo também construiu 10 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e celebrou parcerias com unidades de saúde da rede privada, para desafogar a fila de cirurgias eletivas, que se acumulou em decorrência da Covid-19.

    Funcionalismo

    O emedebista protagonizou ainda, o pagamento de gratificações de atividades aos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), de leis criadas ainda na gestão do ex-governador do DF, Agnelo Queiroz (PT).

    O governador concedeu a redução de carga horária de 20 para 18 horas para os profissionais de enfermagem; criou a carreiras dos técnicos em Enfermagem e a modernização de algumas carreiras da APS; concedeu ampliação de carta horária de 40 horas a servidores.

    Mesmo com impedimento de realização de concursos públicos seja em decorrência do teto de gastos ou da pandemia, Ibaneis realizou processos seletivos, convocou concursados e, e com a queda do Estado de Emergência, já chegou a realizar concurso para médico, cirurgião dentista e enfermeiro, de modo a repor os quadros de profissionais de saúde do DF.

    Social

    Porém, antes, é importante ressaltar que a pandemia acabou por nortear ações importantes por parte do mandato de Ibaneis. A garantia a inclusão à pessoas em vulnerabilidade social é um dos exemplos, em que o chefe do Executivo deu pronta resposta, com a implementação de programas sociais, a exemplo do Prato Cheio, Vale Gás e Cartão Escolar. “Nós criamos os maiores programas sociais da história do DF”, lembrou o emedebista.

    Ibaneis também atuou em relação ao setor produtivo e no impulsionamento da economia do DF, com ações por intermédio do Banco de Brasília (BRB), e movimentação superior a R$ 11 bilhões com os programas Supera, Acredita e Avança-DF, com 435 mil clientes atendidos, entre pessoas físicas e jurídicas. “Fizemos muito em três anos e oito meses com uma pandemia no meio. Imagina o que não faremos em mais quatro anos?”, indagou o chefe do Executivo.

    Infraestrutura

    Isso, sem deixar de investir em infraestrutura, uma vez que o governo investiu R$ 4,4 Bilhões mais de 1.600 obras em todo o DF. Algumas dessas, icônicas, a exemplo da conclusão do viaduto que desmoronou em fevereiro de 2018, a recuperação da Torre de TV ou o viaduto da RA Taguatinga, a inauguração das estações do Metro, duas na Asa Sul (106 e 110 Sul) e uma em Taguatinga (Estação Estrada Parque).

    Outras obras, a exemplo dos viadutos de Sobradinho, Sudoeste, Recanto das Emas, a duplicação da DF-250, o Complexo Viário Governador Roriz, que compreende o Trevo de Triagem Norte (TTN) e a Ligação Torto-Colorado (LTC); contra os constantes alagamentos em Vicente Pires e da reformulação da W3 Sul, do Setor de Rádio e TV Sul e do Setor Comercial Sul, estão entre o roll de parte de uma série de programações, de obras de infraestrutura e viárias que devem facilitar a vida do cidadão brasiliense.

    Reeleição

    Com Celina Leão com forte presença e atuação no combate a violência contra a mulher e, não menos importante, em ações voltadas ao esporte e lazer, com diversas políticas pública voltadas ao desporto, implementadas por Ibaneis, prometem ser um páreo duro à concorrência. Na avaliação do governador, a coligação Unidos Pelo DF reúne o melhor grupo político do DF.

    “A caminhada eleitoral se inicia hoje, mas começou há muito tempo quando começamos as negociações legítimas para criar o maior e melhor palanque do Distrito Federal. Vamos juntos com todos esses partidos que compõem essa base, com os melhores candidatos a deputado distrital e federal, senado e governo. Essa cidade merece o nosso amor, a nossa união por tudo que já fizemos e por tudo o que temos condições de fazer pelo Distrito Federal”.

    Ao discursar, Celina Leão, lembrou do carinho do governador com a população foi enfática ao ratificar as ações do governo de Ibaneis para com a população do DF. “Ibaneis nunca se furtou de cuidar das pessoas. Ampliamos a saúde, melhoramos a educação. Temos muitos desafios, mas em time que está ganhando não se mexe”, disse.

    As eleições devem ocorrer em primeiro turno, para o dia 2 de outubro e, em segundo, para 30 de outubro. Cerca de 2,2 milhões de eleitores devem ir as urnas, no Distrito Federal, para escolha de presidente da República, governador e vice, deputado federal e senadores da república.

    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles