20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais...

    Neoenergia anuncia contratar profissionais formados na Escola de Eletricistas

    Na última terça-feira (31), ocorreu a formatura de mais três turmas da Escola de Eletricistas da Neoenergia Brasília, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Taguatinga. Os 63 formandos dessas turmas, sendo 36 mulheres, se juntam aos 128 profissionais que foram formados para o mercado de trabalho em todo o Distrito Federal. Destes, 114 já foram contratados para o quadro da concessionária, sendo 65 homens e 49 mulheres, ampliando a equidade de gênero também nas áreas técnico-operacionais da empresa. O evento contou com a presença do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, do diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, e do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.

    Além de fomentar a geração de emprego e renda no Distrito Federal, a iniciativa visa ampliar a oportunidade de uma nova profissão para mulheres, contribuindo, principalmente, para a equidade de gênero em profissões majoritariamente masculinas. Além disso, a escola possibilita que, depois da formação, as alunas possam integrar o quadro de colaboradores da distribuidora, de empresas parceiras ou atuar em outras instituições no mercado. A expectativa é formar turmas com no mínimo 35% de participantes do sexo feminino.

    O grupo Neoenergia têm hoje 15.500 pessoas trabalhando e 4 mil eletricistas entraram nos últimos quatro anos. “A Escola de Eletricistas surgiu por uma decisão que tomamos há mais ou menos cinco anos atrás: formar e capacitar seus funcionários dentro de casa. Ninguém no setor tem essa característica de formar tão intensa e, agora, posso afirmar para que foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado”, comemora Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia. “Abracem essa oportunidade, esse é só o começo. Acreditamos muito nesse movimento de diversidade e inclusão”.

    “Passa um filme na cabeça acompanhar essa formatura. Eu tenho uma história de vida e profissional parecida com a que vocês começam agora”, conta Sandoval Feitosa, engenheiro eletricista de formação e diretor-geral da Aneel. “Fico feliz em ver essa parceria da Neoenergia e do SENAI no desafio de formar pessoas. Na medida que vocês passam por um processo de formação, regular, normatizado e prático, as condições para se realizar o trabalho com segurança, de vocês e de toda a população do Distrito Federal é muito maior”, completa.

    Até o fim do ano, mais de 170 futuros eletricistas terão a oportunidade de se capacitar por meio de sete turmas. Grande parte desses eletricistas serão contratados nos próximos meses pela Neoenergia para atuar em atividades técnicas e comerciais no Distrito Federal.

    “Nós temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sócio- econômico do Distrito Federal, o que inclui a geração de emprego e renda e ampliação da equidade de gênero nas atividades técnicas operacionais”, explica Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília. “A Escola de Eletricistas é extremamente importante para esse processo”, finaliza.

    A escola oferece capacitação profissional gratuita, e pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mínimo B, podem se inscrever. Os cursos têm ênfase em redes de distribuição de energia elétrica e as aulas são divididas em duas etapas, começando pela parte teórica, em formato remoto, e finalizando com as aulas práticas presenciais, em campos de postes, seguindo os protocolos de saúde e segurança.

    Pioneirismo

    O projeto é realizado pelas distribuidoras do grupo Neoenergia e já capacitou aproximadamente 5 mil alunos no Distrito Federal e nos estados da Bahia, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e São Paulo. Desse total, cerca de 4 mil profissionais foram contratados pelas empresas do grupo. A iniciativa pioneira ao criar turmas para mulheres, a fim de promover a diversidade e a inclusão, é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia, para estimular boas práticas das empresas.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES