20.5 C
Brasília
quinta-feira, maio 28, 2026
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Secretaria de Educação lança Sala de Aula dos Professores – Enem MG com lives formativas para apoiar preparação dos estudantes

    Com o objetivo de preparar os estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, lançou a iniciativa Sala de Aula dos Professores – Enem MG.

    A proposta reúne lives formativas semanais voltadas aos componentes curriculares do exame, oferecendo orientações pedagógicas e estratégias práticas para o cotidiano escolar.

    Nesta quinta-feira (28/5), será realizada a segunda live da iniciativa, com foco em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação. Os encontros são transmitidos pelo canal Estúdio Educação, no Youtube, onde também já está disponível a primeira formação, dedicada à área de Ciências da Natureza.

    De acordo com a superintendente da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Gabriela Hoffer, a proposta busca apoiar diretamente o trabalho docente e ampliar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes.

    “O objetivo é divulgar lives formativas todas as semanas, em cada semana, para um componente curricular diferente, que trate sobre os materiais do Enem disponibilizados para toda a nossa rede”, destaca.

    Preparação

    A iniciativa foi criada para aproximar os professores dos materiais pedagógicos do Enem disponibilizados pela SEE/MG para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede, além de fortalecer o desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula.

    A cada semana, uma nova live será dedicada a um componente curricular diferente, trazendo debates, orientações e sugestões de práticas aplicáveis ao cotidiano escolar.

    Gabriela reforça que os encontros vão além da apresentação dos materiais pedagógicos. “Além de trazer essa percepção dos materiais e essas orientações, o objetivo é trazer discussões práticas para o cotidiano de sala de aula, com foco no desenvolvimento do conteúdo pelo professor”.

    A Sala de Aula dos Professores – Enem MG integra as ações da SEE/MG voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à preparação dos estudantes para avaliações externas.

    Ao investir na formação continuada dos educadores, a Secretaria busca ampliar o suporte pedagógico oferecido às escolas e contribuir para melhores resultados dos estudantes mineiros no exame.

    Enem 2026

    As inscrições para o Enem seguem abertas até as 23h59 do dia 5/6 e devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro em todo o país.

    O exame é uma das principais formas de acesso ao ensino superior, permitindo o ingresso em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além da participação em programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    O Enem também pode ser utilizado para certificação de conclusão do ensino médio por participantes com mais de 18 anos, ampliando oportunidades educacionais e profissionais para os estudantes brasileiros.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    órgãos
    WhatsApp Image 2026 03 01 at 14.03.42

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    ANÚNCIOS
    INTERNET BONFINÓPOLIS
    banner enfermagem

    RECENTES