20.5 C
Brasília
segunda-feira, outubro 14, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    VII Olinsesp: policiais civis do DF são recordistas no Brasil e no mundo no esporte olímpico

    Os Jogos Olímpicos de Paris estão chegando ao fim, mas a chama do espírito esportivo no Distrito Federal (DF) continuará acesa durante todo o mês de agosto. Entre os dias 9 e 30 deste mês, ocorrerá a VII Olimpíadas de Integração da Segurança Pública do Distrito Federal (Olinsesp), promovida pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

    A 7ª edição da Olinsesp reunirá centenas de atletas das forças de segurança, incluindo a Polícia Civil do DF (PCDF), Polícia Militar do DF (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Defesa Civil, SSP-DF e convidados das polícias Penal (PPDF), Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Judicial e Legislativa.

    O evento, que terá sua cerimônia de abertura nesta sexta-feira, dia 9, tem como objetivo a promoção da prática esportiva regular e o fortalecimento da saúde física e mental dos servidores dessas corporações. Ao todo, serão 16 modalidades em disputa: basquetebol, beach tennis, cabo de guerra, dominó, futebol de campo, futsal, judô, jiu-jitsu, natação, vôlei de quadra, vôlei de praia, tênis de mesa, triátlon, xadrez e orientação.

    Entre as corporações que disputarão a Olinsesp em 2024, a PCDF, com 311 atletas inscritos, chega com confiança, uma vez que se destacou no World Police & Fire Games (WPFG) 2023, em Winnipeg, Canadá. Os policiais civis do DF conquistaram 156 medalhas, sendo 54 ouros, 56 pratas e 46 bronzes. Das corporações de mais de 70 países, a delegação garantiu o 3º lugar no ranking em conquistas de medalhas.

    Esta não foi a primeira vez que os atletas da PCDF se destacaram nos Jogos Mundiais da Segurança Pública, como é conhecido o WPFG. Em 2022, em Rotterdam, na Holanda, os policiais civis retornaram ao DF com 97 medalhas, estabelecendo-se como a segunda melhor corporação na competição.

    Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Enoque Venancio de Freitas, os resultados conquistados pelos atletas da PCDF no esporte refletem o compromisso deles com a Segurança Pública. “São investigadores de excelência e atletas de alta performance. O esporte para esses investigadores é mais do que um passatempo, é um estilo de vida. Foi uma maneira encontrada para cuidar da saúde, sobretudo mental, uma vez que o nível de adoecimento na corporação é elevado”, explica.

    “Promover e incentivar a prática esportiva é uma das maneiras de cuidar da saúde do policial, que, ultimamente, vem sendo prejudicada pelo sentimento de desvalorização profissional e sobrecarga de trabalho. São heróis anônimos que sacrificam diariamente suas vidas pelo bem-estar dos cidadãos. Somos recordistas na elucidação de crimes e no esporte, mas estamos fora do pódio quando o assunto é valorização”, destaca Enoque.

    OLINSESP

    O secretário de SSP-DF, Sandro Avelar destacou a importância dos jogos para a união e o bem-estar dos profissionais. “Nossa rotina diária é intensa e nem sempre é possível a interação com colegas de outras forças. A Olinsesp permite uma melhora na comunicação e no senso de comunidade. Aliado a isso, temos, ainda, a melhoria da saúde física e, sobretudo, a mental, que é um dos lemas da competição”, afirmou o secretário, após reunião com gestores das forças de segurança para tratar da Olinsesp.

    A equipe organizadora da 7 ª edição da Olinsesp criou uma página com todas as informações sobre o evento, onde atletas e o público em geral poderão acompanhar a programação, calendários de jogos, quadro de medalhas, galeria de imagens e outras divulgações. Acesse: www.olinsesp2024.com.br.

    A olimpíada contará, ainda, com uma programação cultural voltada para os participantes nos dias dos Jogos, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES