20.5 C
Brasília
segunda-feira, maio 19, 2025
Mais...

    Governo de Minas lança programa de formação para examinadores de trânsito com foco em avaliações mais didáticas e humanizadas

    O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), segue avançando na modernização dos exames de direção para candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    Com foco em didática, humanização e segurança do processo, o Programa de Formação de Examinadores de Trânsito (PFDE) irá capacitar e desenvolver profissionais para atuação nas bancas examinadoras dos processos de habilitação de condutores de veículos automotores no estado.

    A iniciativa irá formar cadastro de reserva e renovar o quadro atual de examinadores de trânsito. O curso será ofertado pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) em parceria com a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), e prevê até 420 vagas.

    Das vagas, 400 são para servidores efetivos da carreira de Professor de Educação Básica em exercício nas Superintendências Regionais de Ensino – Metropolitanas A, B e C.

    As outras 20 vagas são exclusivas para servidores das unidades administrativas da CET-MG. As inscrições estarão abertas entre os dias 20/5 e 5/6, por meio do Sistema Acadêmico da Escola de Governo.

    “Estamos, aos poucos, reescrevendo e simplificando todos os serviços de trânsito em Minas Gerais. Muitas etapas foram digitalizadas e, agora, damos início a uma importante frente de atuação, que irá melhorar os exames da formação de condutores em todo o estado”, afirma o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.

    Metodologia

    A capacitação possui método de ensino baseado em metodologias ativas de aprendizagem. Além disso, busca assegurar que os examinadores de trânsito formados desenvolvam competências essenciais para o exercício de suas funções nos processos de habilitação, renovação, reabilitação e controle do condutor.

    “A iniciativa irá formar novos examinadores, além de promover a futura atualização e reciclagem do grupo atual, por meio de um programa que utiliza as melhores práticas pedagógicas e prioriza um atendimento humanizado junto ao rigor técnico necessário para garantirmos a qualidade do processo e um trânsito cada vez mais seguro”, completa Lucas Vilas Boas.

    Curso de formação

    As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente no endereço eletrônico da Escola de Governo da FJP. A lista dos servidores que tiverem as inscrições efetivadas será divulgada no site www.transito.mg.gov.br.

    Ao todo, o curso tem 220 horas-aula, com conteúdo teórico e partes práticas vivenciais O processo de formação também contempla uma avaliação psicológica para fins pedagógicos, frequência mínima de 75% e avaliação com aproveitamento mínimo de 70%, em cada módulo.

    Regulamentação

    A Portaria nº 0645/2025, que instituiu o programa, foi publicada pela CET-MG no dia 10 de maio de 2025. Simultaneamente, a CET-MG publicou o edital de chamamento nº 001/2025, referente ao 1º ciclo do Curso de Formação de Examinador de Trânsito.

    A partir da publicação do Decreto Estadual nº 48.898/2024, de 20 de setembro de 2024, foi estabelecida a possibilidade de ingresso dos professores da rede estadual de ensino no processo de realização dos exames de direção.

    A iniciativa segue os parâmetros da Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e busca assegurar que os novos examinadores tenham plena competência para atuação nas bancas examinadoras. Outras informações podem ser consultadas no site da CET-MG.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES