20.5 C
Brasília
segunda-feira, maio 19, 2025
Mais...

    Governo de Minas vai aplicar o segundo teste de redação para o Enem 2025

    Nesta quarta-feira (21/5), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em parceria com a editora Estudo Play, realizará o segundo teste de redação voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação é destinada aos estudantes do ensino médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede.

    Cerca de 700 mil estudantes devem participar da atividade, que faz parte da estratégia de preparação para o Enem. A proposta é oferecer uma experiência real do exame, permitindo que os estudantes conheçam a estrutura e o formato da prova de redação.

    “Mais do que uma preparação para o Enem, esses testes representam uma oportunidade de aprendizagem real para os nossos estudantes. Ao simular a prova de redação, conseguimos mapear desafios, acompanhar avanços e, principalmente, oferecer o suporte necessário para que todos evoluam. É assim que construímos uma educação pública mais justa e efetiva”, destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

    Aplicação

    Estudantes dos 2ª e 3ª anos do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da EJA farão redação no gênero textual dissertativo-argumentativo. Já os estudantes do 1ª ano e do 1º período da EJA produzirão redação no gênero carta argumentativa.

    O teste segue os mesmos parâmetros do Enem, e cada participante receberá três folhas: uma com os textos motivadores e o tema da redação, uma para o rascunho e outra para a versão final. A recomendação é que a aplicação seja feita durante uma aula de 50 minutos.

    A correção das redações será realizada por Inteligência Artificial, garantindo agilidade nos resultados. Por meio de uma foto (em formato JPEG), o sistema reconhece o texto manuscrito e avalia a estrutura com base nas cinco competências exigidas no Enem. Para os 1º anos foi realizada a parametrização da plataforma condizente com o gênero textual proposto.

    Primeiro teste de redação

    Os resultados do primeiro teste de redação já estão disponíveis na plataforma Enem MG para acesso de estudantes e professores. As correções foram realizadas com base nas cinco competências exigidas pelo Enem, permitindo uma análise detalhada do desempenho e a identificação de pontos a serem aprimorados tanto na escrita dos alunos quanto nas estratégias de ensino.

    As produções no formato dissertativo-argumentativo tiveram seus resultados liberados no dia 23/4, enquanto as cartas argumentativas estão disponíveis desde o dia 7/5.

    Sobre a Plataforma Enem MG

    A plataforma Enem MG foi desenvolvida com tecnologia de ponta para revolucionar a preparação dos estudantes da rede estadual. Utilizando Inteligência Artificial, oferece correção automática de redações manuscritas, trilhas de estudo personalizadas e suporte pedagógico para professores e gestores. Com a parceria da Britannica Education, líder mundial em conteúdo educacional, a plataforma garante acesso a materiais de alta qualidade, alinhados às exigências do Enem.

    Em 2024, a plataforma obteve resultados relevantes em Minas Gerais. Foram mais de 600 mil redações corrigidas por IA, 750 mil cadernos de simulados impressos e adesão de 85% dos estudantes cadastrados.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES