Reunindo 11 faixas inéditas extraídas de seu vasto acervo pessoal, o álbum Vander Lee, Voz e Violão – Vol.1, acaba de chegar às plataformas digitais. O disco reúne registros raros e intimistas que revelam uma das marcas mais autênticas de Vander Lee: sua arte em estado puro, apenas voz e violão.
O cantor e compositor tinha o hábito de, ocasionalmente, reunir suas canções e registrá-las em estúdio, buscando gravações com qualidade superior às versões caseiras. Esses registros preservam a essência original de suas composições, tal como nasceram, antes de ganharem arranjos e produção em seus álbuns oficiais. É essa autenticidade que torna o projeto tão especial: um mergulho na criação de Vander Lee em sua forma mais genuína e sensível.
Desde março de 2025, mês em que Vander Lee completaria 59 anos, as faixas do álbum vêm sendo apresentadas gradualmente ao público. Uma forma de aproximar os fãs desse lançamento que agora chega completo às plataformas digitais.
Regina Souza, cantora, compositora e administradora do acervo de Vander Lee e que também foi sua companheira por 15 anos, está à frente da curadoria dos projetos recentes. Desde o falecimento do artista, em agosto de 2016, Regina dedica-se à preservação e difusão de sua obra. Agora, esse trabalho entra num novo momento, com a divulgação de registros raros, como estas versões em voz e violão captadas com qualidade de estúdio.
Ao compartilhar parte desse material com o produtor musical Ricardo Gama e com os filhos de Vander Lee, Clara, Laura e Lucas Catarina, a decisão foi unânime: o material deveria ser lançado tal como foi encontrado, mantendo a integridade e a emoção originais, passando apenas pelos processos de mixagem e masterização, sob os cuidados de Gama.
“Há ainda muitos registros preciosos que o público precisa conhecer. Esse é apenas o primeiro volume”, destaca Regina. “Essas gravações revelam novas nuances de Vander Lee e permitem compreender ainda mais a grandiosidade de sua obra.”
Junto ao lançamento do álbum completo Vander Lee, Voz e Violão – Vol. 1, serão apresentadas duas versões inéditas de grandes canções do artista: Esperando aviões, um de seus maiores clássicos, e O baile dos anjos, composta durante um réveillon em Copacabana e escolhida em função do diálogo natural com o clima de ano-novo. Além delas, completam o repertório as faixas Contra o tempo, Pra ela passar, Lenço e lençol, Do Brasil, Menino e Sambado, além de Lenda, totalmente inédita e nunca antes lançada, e Outra manhã, que integrou o primeiro CD do artista, mas não está disponível nas plataformas e agora retorna ao público através deste registro. Todas as músicas são de Vander Lee, exceto Idos janeiros, composta em parceria com Flávio Venturini.
Em 2026, quando Vander Lee completaria 60 anos, estão previstas diversas ações comemorativas reunidas no projeto Vander Lee 60 Anos, que inclui o lançamento de um livro com fotos, manuscritos, impressos e discografia; uma exposição; e um show especial. O projeto será uma oportunidade de celebrar toda a poesia e a grandeza de um dos artistas mais marcantes da música brasileira.
FICHA TÉCNICA – VANDER LEE VOZ E VIOLÃO, VOL.1
Contra o tempo
Pra ela passar
Esperando aviões
Idos janeiros
Outra manhã
Lenço e lençol
Lenda
Do Brasil
Menino
O baile dos anjos
Sambado

Todas as músicas são de Vander Lee, exceto Idos janeiros, parceria com Flávio Venturini.
Voz e violão: Vander Lee
Mixagem e masterização: Ricardo Gama
Design capa, design gráfico e audiovisual: Victor Reis
Foto: Júlia Lanari
Social Media: Débora Zilah
Assessoria de imprensa: Fábio Gomides – A Dupla Informação
Produção criativa: Regina Souza, Clara Catarina, Laura Catarina, Victor Reis e Débora Zilah
Idealização, coordenação e produção: Regina Souza / Souza Produções
Realização: Balaio Produções
REDES SOCIAIS VANDER LEE
Instagram: vanderleeoficial
TikTok: vanderleeoficial
Facebook: vanderlee.oficial
Youtube: vanderleeoficial
VANDER LEE – BIOGRAFIA
Autor de canções como Onde Deus Possa Me Ouvir e Esperando Aviões, Vander Lee nasceu em Belo Horizonte, em 3 de março de 1966, e iniciou sua trajetória musical em 1984, tocando em bares e teatros da capital mineira.
Em 1996, ganhou reconhecimento nacional ao conquistar o segundo lugar no festival Canta Minas, da Rede Globo, com a canção Gente Não É Cor. A partir daí, lançou nove discos autorais e dois DVDs: Vander Lee (1997), No balanço do balaio(1999), Vander Lee ao vivo (2003), Naquele verbo agora (2005), DVD Entre (2006), CD/DVD Pensei que fosse o céu ao vivo (2006), Faro (2009), Sambarroco (2012), Loa (2015), Vander Lee (2015), consolidando-se como um dos principais compositores brasileiros. Um mês antes de sua morte, o cantor e compositor Vander Lee gravou um show, antecipando a comemoração de seus 20 anos de carreira. O projeto CD/DVD Vander Lee 20 Anos teve lançamento póstumo em dezembro de 2017.
Mesmo após sua partida precoce, aos 50 anos, em 2016, sua obra segue sendo redescoberta e interpretada por diversas gerações. Grandes nomes da música gravaram suas composições, entre eles Gal Costa, Maria Bethânia, Alcione, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Emilinha Borba, Fábio Júnior, Mariene de Castro, Rita Benneditto, Vanusa, Padre Fábio de Melo, Thiago Martins, Marina Aquino, Ana Vilela, Margareth Menezes, Zeca Baleiro, Flávio Venturini, César Menotti & Fabiano, Luiza Possi, Leila Pinheiro, Laura Catarina, Marcos Catarina, Mart’nália, Regina Souza, Rodrigo Borges, Maurício Tizumba e João Gomes.
Com sua poesia única, Vander Lee transformava os detalhes do cotidiano em canções atemporais. Sua habilidade de criar melodias sofisticadas, aliada a letras sensíveis e bem-humoradas, consolidou seu nome entre os grandes da Música Popular Brasileira. Seu legado segue vivo e em constante renovação: suas músicas somam mais de 100 milhões de reproduções nas plataformas digitais, ultrapassam 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify e acumulam mais de 30 milhões de visualizações no YouTube. Com fãs apaixonados espalhados por todo o Brasil, sua obra continua conquistando novos públicos e inspirando novas gravações.
Vander Lee teve 3 filhos. Lucas Catarina e Laura Catarina, frutos do seu primeiro casamento, e Clara Catarina, do seu segundo casamento com a também cantora e compositora Regina Souza, e que desde a sua morte, administra sua obra e acervo.
Para Regina, esse lançamento inaugura um novo ciclo do trabalho do acervo do compositor. “Vander Lee está no panteão dos grandes compositores brasileiros, e sua obra segue muito viva, conquistando novos ouvintes, ganhando seguidores nas redes sociais e inspirando registros por artistas, inclusive da nova geração. Quase 10 anos após sua partida, sentimos que o tempo trouxe mais leveza para revisitarmos todo o material que ele deixou e compartilharmos parte desse acervo com as pessoas que admiram sua música.”
Laura Catarina, 30 anos, cantora e compositora, lançou em 2023 o álbum em homenagem ao seu pai, “Estrela – Laura Catarina canta Vander Lee”. Desde então, vem percorrendo diversas cidades do Brasil com o show homônimo. “A pureza desse material nos lembra da simplicidade e essência do meu pai. Desejo que sua música toque cada dia mais corações, inspiração pura, de poesia que não tem validade. Vander Lee morreu poeta, e sua obra nunca morrerá enquanto cantarmos sua luz.”
“Estou muito feliz com esse lançamento. As músicas do meu pai sempre fizeram parte do meu dia a dia e, agora, com essas gravações inéditas, num formato mais íntimo e pessoal, me sinto perto dele e da sua obra.”- Clara Catarina, 23 anos, modelo, filha de Vander Lee.
“Me sinto honrado e feliz em poder escutar registros tão preciosos junto com as netas e neto do meu pai. Com esse lançamento mais gerações poderão conhecer a obra e a história de Vander Lee.” – Lucas Catarina, 34 anos, cantor e compositor, filho de Vander Lee.
Vander Lee
