20.5 C
Brasília
quinta-feira, fevereiro 19, 2026
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Ipsemg notifica pensionistas que não realizaram a prova de vida anual

    O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) notifica 653 pensionistas aniversariantes de janeiro que ainda não realizaram a prova de vida anual.

    O Ipsemg destaca que o não comparecimento até o último dia útil de fevereiro leva à retenção preventiva do pagamento da pensão até a execução da prova de vida.

    Os pensionistas devem comparecer presencialmente a uma das unidades regionais do Ipsemg para realizar a prova de vida, munidos de documento de identificação que conste foto e CPF.

    Nos casos de pensionistas tutelados, menores de 18 anos ou menores sob guarda, é necessária a presença de seu representante legal, que também precisa portar documentos de identificação. A prova de vida de pensionistas curatelados pode ser realizada pelo seu representante legal sem a presença do pensionista.

    Local sem unidade do Ipsemg

    É possível realizar a prova de vida digitalmente pelo aplicativo gov.br se o pensionista possuir biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou na Carteira de Identidade Nacional (CIN). A modalidade digital fica disponível para o beneficiário até o final do mês subsequente ao mês de aniversário.

    Pensionistas residentes em locais em que não existem unidades regionais do Ipsemg ou que moram fora de Minas Gerais deverão preencher o Formulário de Declaração de Vida e Residência.

    A declaração deverá ser assinada pelo pensionista ou curador (com firma reconhecida, por autenticidade, em cartório) e assinatura simples de duas testemunhas. O formulário deve ser enviado ao Ipsemg, de forma física, para o Departamento de Controle de Benefícios (Decob).

    Pensionistas no exterior também devem preencher o formulário Declaração de Vida e Residência e solicitar a autenticação do consulado do Brasil. O documento deve ser enviado ao Ipsemg de forma física, também para o Decob.

    A lista de pensionistas que ainda não realizaram a prova de vida está disponível na edição do Diário Oficial de Minas Gerais de 12/2, páginas 19 a 21.

    Mais informações estão disponíveis nos números 155 (chamadas gratuitas de qualquer região de Minas Gerais) e 31 3069-6601 (chamadas tarifadas fora do estado), ou no site do Ipsemg.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES