20.5 C
Brasília
segunda-feira, novembro 25, 2024
Mais...

    Câmara abre inscrições para a 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

    A Câmara dos Deputados está com inscrições abertas para a 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa, que ficou suspenso por dois anos em razão da pandemia de Covid-19, retoma as atividades presenciais neste ano, com regras e programação reformuladas. O tema de 2023 é “A educação que queremos”.

    O programa de educação para a democracia simula a jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. As atividades proporcionam experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa.

    Podem participar do PJB os estudantes entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados no ensino médio, em modalidades integradas ou que estejam concluindo o ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Etapas

    O programa é realizado em 3 etapas: local, estadual e nacional. A etapa local – Jornada de Aprendizagem Cidadã — ocorre de 24 de julho a 10 de setembro, com atividades realizadas a distância nas próprias cidades dos alunos inscritos. São disponibilizadas 1.080 vagas para a etapa local— 40 para cada unidade da Federação. As vagas são preenchidas por meio de sorteio eletrônico.

    A duração desta etapa é de 7 semanas e o objetivo é que cada jovem conheça a realidade local a partir de uma questão que o mobilize dentro do tema da edição deste ano. A partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens, cada estudante deverá formular e entregar um discurso como candidato a parlamentar jovem.

    A etapa estadual, também realizada a distância, será de 11 de setembro a 10 de novembro. Para essa fase, são selecionados 108 estudantes – 4 vagas por estado e para o Distrito Federal – a partir da seleção dos melhores discursos da primeira etapa. Na fase estadual, é feita a seleção do deputado ou deputada jovem que virá à Câmara dos Deputados.

    A fase nacional é realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 5 a 7 dezembro. São 27 vagas para a etapa nacional, sendo uma para cada unidade da Federação. A missão dos jovens nesta etapa será aprimorar as ideias e propostas que trouxeram de seus estados e elaborar conjuntamente uma Carta do PJB à Câmara. Essa carta deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos deputados federais, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação.

    Os participantes selecionados para a etapa nacional terão como um de seus desafios buscar um professor de sua escola, de qualquer disciplina, para apoiá-lo voluntariamente durante a realização das atividades. A Câmara dos Deputados irá custear para os finalistas e seus professores apoiadores as despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento em Brasília.

    Inscrições

    Para participar, o estudante precisa enviar a inscrição, de hoje até 30 de junho, por meio da ficha eletrônica disponível no site da Câmara. Confira o regulamento.

    Mais informações estão disponíveis na página do PJB na internet; na página da Escola da Câmara no Facebook ou ainda pelo Disque Câmara (0800 0 619 619).



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES