A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), convida os estudantes das escolas parque da Regional do Plano Piloto para participarem do Concurso de Artes Rally dos Sertões 2024. O tema da competição de desenho será “Cerrado que inspira”.
Cada Escola Parque promoverá a produção dos desenhos e escolherá os três melhores para representar a unidade de ensino no concurso. Após selecionar as artes finalistas, a escola deverá realizar a inscrição e enviar fotos dos três desenhos, em formato JPEG, por meio deste formulário de inscrição, até esta sexta (16).
O projeto é um desmembramento do maior evento de rally das Américas, o Rally dos Sertões, e tem como objetivo fortalecer nos docentes e estudantes uma visão apreciativa do território em que vivem, além de mostrar a importância e a beleza do Cerrado, refletindo sobre de que forma podemos preservá-lo e mantê-lo vivo.
Na elaboração dos desenhos, os estudantes deverão abordar pelo menos uma das temáticas abaixo e sua reflexão sobre esse bioma:
→ O que tem de belo e bom no Cerrado, o que apaixona as pessoas.
→ Como visualizam o seu futuro a partir do que é apaixonante no Cerrado.
→ O que muda, o que fica melhor quando os pilotos, carros e turistas chegam.
→ Minha escola e o Cerrado.
→ O Cerrado na minha comunidade.
Critérios e premiação
As obras deverão ser elaboradas com técnicas mistas de desenho e feitas em sala de aula ou em outro espaço da escola. Cada estudante poderá participar com apenas um desenho. A produção e a apresentação dos trabalhos devem ser de autoria exclusiva dos estudantes. A participação dos educadores deve limitar-se às atividades de apoio, orientação e acompanhamento.
O Concurso de Artes terá cinco vencedores, um representante de cada Escola Parque da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto. A premiação dos cinco desenhos vencedores acontecerá na Vila Sertões, no Mané Garrincha, no dia 22 de agosto, às 9h30, quando ocorrerá a exposição dos trabalhos selecionados e enviados.