20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais...

    Conselheiro do TCDF vai apresentar principais falhas em licitações durante 29º Semat 

    O conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e regente da Escola de Contas (Escon) da Corte, Renato Rainha, vai apresentar as principais irregularidades encontradas nas licitações públicas fiscalizadas pelo TCDF no 29º Seminário de Atualização de Normas e Procedimentos de Controle Externo (Semat). O evento começa hoje e vai até amanhã, 16 de agosto, no Auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
    Na palestra proferida pelo conselheiro Renato Rainha, o foco é mostrar as principais falhas que podem atrasar e até suspender os processos licitatórios. Para o conselheiro do TCDF, em muitos casos, as falhas são por falta de conhecimento. “A partir do momento que os servidores conhecem e entendem quais são os principais motivos que levam à suspensão de uma licitação, eles podem evitá-los e, assim, aumentar a eficiência da gestão pública”, defendeu.
    Entre os erros mais comuns estão aqueles ligados à pesquisa de preços, como o que ocorreu em 2022 na aquisição de equipamentos de informática pela Secretaria de Economia do DF. O Tribunal de Contas do DF suspendeu a licitação porque os preços consultados como parâmetros eram de possíveis fornecedores. A Corte também determinou uma nova pesquisa, para incluir informações de notas fiscais eletrônicas, além de contratações realizadas no âmbito da Administração Pública. Segundo Rainha, a intervenção do TCDF gerou uma economia de R$ 23,4 milhões em relação ao valor inicial da licitação.

    A falta de planejamento antes das aquisições também será discutida durante a palestra. Entre os casos que serão abordados está a compra de um equipamento de R$ 4,8 milhões para detectar câncer, doenças do coração e problemas neurológicos, o Pet Scan. O aparelho ficou parado por oito anos devido à falta de instalações adequadas e de pessoal qualificado para operá-lo.
    Organizado pela Escola de Contas do TCDF, o 29º Semat busca orientar e qualificar os responsáveis pelas licitações públicas, a fim de reduzir o tempo dos processos licitatórios e prevenir prejuízos à administração pública.
    Além de palestras com conselheiros e especialistas da Corte de Contas, o 29º Semat também vai oferecer oficinas sobre temas como falhas recorrentes em contratações de obras; concursos públicos e registro de admissões; e concessões e fiscalização de pessoal.
    Para participar, basta se inscrever pelo portal da Escon: https://escon.tc.df.gov.br .


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES