20.5 C
Brasília
sábado, fevereiro 22, 2025
Mais...

    Maria Clara Marra é a nova presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Assembleia de Minas

    A deputada estadual Maria Clara Marra foi oficialmente empossada como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última quarta-feira (12/02).

    A parlamentar, que tem uma trajetória marcada pela defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da inclusão social, assume o desafio de liderar os trabalhos da Comissão com o compromisso de fortalecer políticas públicas voltadas à acessibilidade e dignidade dessas pessoas.

    “É uma honra assumir a presidência desta Comissão. Inclusão não se faz pela metade: ou garantimos respeito e acessibilidade, ou seguimos falhando como sociedade. Seguiremos firmes na luta por direitos e dignidade para essa parcela da população, que ainda enfrenta tantas barreiras”, destacou a deputada durante a posse.

    No primeiro biênio de seu mandato, Maria Clara Marra atuou como membro efetivo da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, onde também se destacou na defesa da segurança viária e melhoria das rodovias do estado. Agora, à frente da Comissão da Pessoa com Deficiência, ela reafirma seu compromisso com a inclusão, sendo autora da Lei nº 25.042/2024, que assegura o direito à vacinação domiciliar para pessoas com TEA em Minas Gerais.

    Além disso, a deputada já protocolou 25 projetos de lei voltados à causa e fundou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista para ampliar o debate sobre direitos e acessibilidade. Além da nova função como presidente da Comissão, Maria Clara Marra também integrará a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ampliando sua atuação na construção de um estado mais justo e acessível para todos.

    Sobre a Comissão

    Criada em 2011, por meio da Resolução nº 5.344/2011, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem como missão analisar projetos e debater temas relacionados à defesa desse público, fiscalizando programas governamentais e promovendo políticas de acessibilidade e inclusão social.

    As reuniões serão realizadas às terças-feiras, às 15h30. Para este biênio, a
    Comissão será composta por:
    – Deputada Maria Clara Marra (presidente)
    – Deputado Professor Wendel Mesquita (vice-presidente)
    – Deputado Grego da Fundação
    – Deputado Elismar Prado
    – Deputado Cristiano Silveira

    No último biênio, a Comissão foi presidida pelo deputado Grego da Fundação,
    que liderou importantes iniciativas, como a criação da Política Estadual de
    Trabalho com Apoio e o Programa Estadual de Orientação sobre a Síndrome de
    Down (ProDown).

    Agora, sob a liderança de Maria Clara Marra, a expectativa é de continuidade e
    ampliação das conquistas para as pessoas com deficiência em Minas Gerais.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES