20.5 C
Brasília
quarta-feira, abril 16, 2025
Mais...

    Inscrições abertas para o curso Territorialidades Quilombolas: histórico de lutas e resistência

    Estão abertas, até o dia 21/4, as inscrições para o curso de capacitação Territorialidades Quilombolas: histórico de lutas e resistência, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), por meio da Coordenação de Educação Escolar Indígena, do Campo e Quilombola (CECIQ), e ofertado na plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais.

    A iniciativa foi construída a partir das demandas apresentadas por servidores quilombolas na Comissão Permanente de Educação Escolar Quilombola (CPEQ) e contou com a colaboração de lideranças, professores e equipe técnica da modalidade na SEE/MG. O curso é gratuito, ofertado na modalidade EAD autoinstrucional, e disponibiliza mil vagas.

    Com carga horária de 20 horas, o curso integra a trilha formativa voltada para a Educação Escolar Quilombola e é o segundo a ser reofertado desde 2024. A proposta é apresentar, de forma introdutória, a formação dos quilombos no Brasil, destacando seu histórico de lutas e resistência, e fomentar reflexões e práticas pedagógicas que dialoguem com a realidade quilombola nas escolas mineiras.

    A capacitação é especialmente direcionada aos professores que atuam nas escolas quilombolas, mas é aberta a todos os interessados no tema. Os participantes contarão com um ambiente virtual de aprendizagem que oferece recursos como vídeos, textos e links de referência. Para ter direito ao certificado o cursista deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% no total do curso.

    Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar este link.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES