20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais...

    Programa Jovens Mineiros Sustentáveis lança novo edital para seleção de mais 40 municípios

    Robson Santos

    O programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) expande suas atividades em Minas Gerais e pode alcançar, em 2024, até 9 mil alunos da rede pública municipal. Nesta terça-feira (31), foi lançado o 3º edital do programa para seleção de mais 40 municípios mineiros, abrangendo 80 escolas municipais participantes. Atualmente, o JMS está em andamento em 104 cidades, beneficiando cerca de 6 mil crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de todo o estado. As inscrições para a nova seleção começam no dia 10/11 e se encerram no dia 24/11. Acesse aqui o edital.

    Lançado oficialmente em 2022, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o programa introduz uma nova metodologia de ensino sobre o meio ambiente nas salas de aula das escolas participantes. Por meio de abordagens teóricas e práticas, os alunos aprendem sobre temas como consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos, educação humanitária e mudanças climáticas.

    Para alcançar esse objetivo, a equipe da Semad capacita educadores e fornece material didático, desenvolvido por servidores da pasta e baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O JMS propõe atividades escolares de educação ambiental e humanitária, divididas em tópicos específicos. As escolas participantes são acompanhadas de perto pela equipe da Semad que, além de grupos em WhatsApp para suporte a educadores, faz visitas às instituições de ensino para acompanhar o andamento do programa junto aos alunos e educadores.

    Os trabalhos desenvolvidos são avaliados pela Semad e, ao fim do ano letivo, as escolas com melhores desempenhos são agraciadas com prêmios concedidos pelo Estado. “Com uma abordagem que prioriza o envolvimento prático e o desenvolvimento de consciência ambiental entre os jovens, o JMS está pavimentando o caminho para uma geração futura mais consciente e responsável em relação ao seu ambiente. Esse comprometimento tem se expandido para as famílias e sociedade. A parceria entre o Governo de Minas e as escolas está moldando não apenas a mentalidade dos alunos, mas também a narrativa sobre a importância da sustentabilidade em todo o estado”, comenta a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

    Seleção

    Robson Satos

    As inscrições para o processo seletivo começam no dia 10/11 e terminam no dia 24/11. A seleção dos municípios será realizada por uma Comissão de Avaliação e Julgamento, composta por até três servidores da Diretoria de Educação Ambiental da Semad. Os critérios de seleção levam em conta o número de municípios inscritos e habilitados, com distribuição de vagas proporcional à quantidade de cidades por Unidades Regionais de Fiscalização da Semad.

    Os critérios para essa distribuição incluem o percentual de municípios participantes do JMS por Unidade Regional, considerando a quantidade de municípios com Termos de Cooperação Técnica prorrogados, além de levar em consideração o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) municipal. Os selecionados celebrarão Termo de Cooperação Técnica com a Semad.

    A divulgação dos municípios habilitados para a seleção ocorre no dia 5/12, e o resultado final dos municípios classificados, após fase de recursos, será anunciado no dia 13/12.

    Continuidade

    Os municípios que fazem parte do programa e optem pela continuidade dele devem solicitar a prorrogação do Termo de Cooperação Técnica vigente, mediante apresentação de ofício, conforme modelo específico disponibilizado para download no endereço eletrônico www.meioambiente.mg.gov.br/jovensmineiros, e da Ficha de Cadastro dos Gestores Municipais e Escolas Participantes, a serem encaminhados para o e-mail educacao.ambiental@meioambiente.mg.gov.br no período de 10 a 24/11.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES