20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais...

    Governo lança Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental

    O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), acaba de lançar Programa de Capacitação Digital em Educação Ambiental. A iniciativa é realizada pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) e Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da pasta.

    Serão oferecidos cinco cursos gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), disponibilizados na plataforma Trilhas do Saber – Universidade Corporativa Sisema. As inscrições para a primeira formação, “Consumo Consciente de Materiais e Gestão de Resíduos” terão início nesta segunda-feira (13/3).

    As outras capacitações são: “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”; “Educação Ambiental e Resíduos Sólidos em Foco: uma proposta para educadores”; “Programa Ambientação: Capacitação Introdutória para Comissões Setoriais” e “Programa Ambientação: Alimentação Sustentável”.

    O objetivo é alinhar princípios da educação ambiental, além de informar e capacitar a sociedade como um todo para as questões ambientais.

    Sustentabilidade

    Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, a sensibilização para mudanças de comportamento com relação ao meio ambiente é fundamental. “É preciso desenvolver o exercício de uma educação voltada para a sustentabilidade e para práticas ambientalmente adequadas, por meio de ações que contribuam para a formação de indivíduos capazes de exercer a cidadania de forma consciente e responsável”, disse.

    As formações oferecem conteúdos técnicos, com linguagem acessível e direcionadas a diferentes públicos. Também serão apresentadas estratégias pedagógicas que possibilitam a atuação em educação ambiental, na prática, de profissionais das mais diversas áreas de conhecimento, conforme as necessidades, interesses e busca de soluções para problemas ambientais, com foco na sustentabilidade.

    Público

    Os cursos serão direcionados a professores, pessoas ligadas à temática ambiental como analistas, gestores públicos, dirigentes de ONGs, além de estudantes de nível médio e superior.

    Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, as capacitações aportarão informações qualificadas e recursos pedagógicos e metodológicos diferenciados em educação ambiental. “Os cursos irão favorecer o trabalho do professor em sala de aula e contribuir também para o público em geral, que atua na área ambiental”, ressaltou.

    Plataforma

    A Universidade Corporativa é uma ferramenta estratégica para a gestão do conhecimento no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema).

    O ambiente virtual dispõe de ações para o desenvolvimento contínuo dos servidores, conselheiros, colaboradores e sociedade, em busca da preservação e melhoria da qualidade ambiental.

    Conheça o Trilhas do Saber aqui.

    Cursos

    Consumo Consciente de Materiais e Gestão de Resíduos
    Período de Inscrições: de 13 a 17/3/2023
    Carga horária: 15 horas

    O objetivo geral é apresentar um panorama sobre a relação do consumo com a geração de resíduos. Serão abordadas as principais legislações que regulamentam a questão dos resíduos sólidos e apontados caminhos que o consumidor pode buscar para fazer opções de consumo mais sustentáveis, bem como destinar corretamente os resíduos, de acordo com a realidade apresentada no seu município.

    Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias
    Período de Inscrições: 17 a 28/4/2023
    Carga horária: 40 horas

    A finalidade do curso é disponibilizar e compartilhar informações sobre questões fundamentais da educação ambiental, conceitos e definições, base legal, fatos históricos relevantes, fundamentos e princípios discutidos e adotados atualmente, bem como metodologias no processo de educar ambientalmente e os desafios em situações como a pandemia de covid-19.

    O material oferecido apresenta exemplos de projetos e de atividades voltadas para a educação formal e informal, orienta os indivíduos quanto as relações com o ambiente e o contexto social em que vivem, além de mostrar como se desenvolve a educação ambiental no contexto da gestão do meio ambiente. Com isso, busca sensibilizar os participantes para mudanças com relação ao meio ambiente, consigo mesmo, com os demais seres humanos e com elementos da natureza, em favor do exercício de uma educação sustentável, que contribua na formação de indivíduos capazes de exercer a cidadania de forma consciente e responsável.

    Educação Ambiental e Resíduos Sólidos em Foco: uma proposta para educadores
    Carga horária: 20 horas

    O curso tem a missão de oferecer subsídios pedagógicos para professores e gestores educacionais comprometidos com o meio ambiente e com a educação ambiental, além de formar e instruir alunos dos ensinos fundamental e médio para o pensamento crítico e para a mudança de posturas e hábitos com relação às questões dos resíduos sólidos.

    Programa AmbientAÇÃO: Capacitação Introdutória para Comissões Setoriais
    Carga horária: 10 horas

    A capacitação foi desenvolvida com o intuito de fortalecer a atuação dos integrantes das comissões setoriais, destacando seus objetivos, composição e principais atribuições, bem como as ferramentas de gestão para internalizar o desenvolvimento do AmbientAÇÃO nas organizações parceiras.

    Programa AmbientAÇÃO: AlimentAÇÃO Sustentável
    Carga horária: 10 horas

    Os problemas emergentes globais como a devastação das florestas nativas, a exaustão dos recursos naturais, o surgimento de pandemias e o avanço das mudanças climáticas têm desafiado a humanidade a repensar seu estilo de vida.

    Esta capacitação, dentro da modalidade Qualidade de Vida, do Programa AmbientAÇÃO, foi desenvolvida para demonstrar as atitudes individuais de maior impacto nas pegadas ambiental, hídrica e do carbono, além de promover a agricultura familiar e o aumento do consumo de alimentos que demandem menos recursos naturais, bem como gerar menor impacto socioambiental nos ciclos de produção.

    *As datas de inscrição dos três últimos cursos serão divulgadas no site da Semad e nas redes sociais do Meio Ambiente MG.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES