20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais...

    Curso gratuito de cuidados com saúde vocal do professor está com inscrições abertas

    Orientar e conscientizar os educadores da rede estadual quanto ao uso profissional e adequado da voz. Esse é um dos objetivos do Curso de Saúde Vocal do Professor, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e que segue com inscrições abertas.

    O curso é direcionado a professores efetivos e contratados, conforme estabelecido na Resolução Seplag nº 27 de 27 de junho de 2016. A formação tem carga horária de 20 horas e é realizada totalmente on-line, por meio da plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG.

    Também são objetivos:

    Eliminar e/ou minimizar sinais e sintomas de alterações vocais.

    Prevenir a ocorrência de doenças laríngeas e as disfonias.

    Aperfeiçoar ou desenvolver habilidades comunicativas dos professores enquanto profissionais da comunicação.

    Acompanhar a evolução da saúde vocal do professor.

    Contribuir para a satisfação pessoal e profissional do professor.

    De acordo com a coordenadora do Serviço de Acompanhamento Sociofuncional (SAS), Najla de Lelis Silva Mendes, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de desenvolver uma proposta que pudesse orientar sobre a forma adequada de usar a voz em sala de aula e manter as estruturas vocálicas livres de doenças.

    “Sabemos como a voz do professor, sua entonação, é importante e dá mais significado aos conteúdos curriculares, comportamentos e vivências dos estudantes. Por isso é necessário orientar nossos professores sobre a forma adequada de usar a voz em sala de aula e manter as estruturas vocálicas livres de doenças”, explica.

    A voz do professor é um recurso didático que permite uma comunicação ainda mais especializada ao demandar entonações que enchem de significados os conteúdos curriculares, além de possibilitar a troca ampla de ideias e conhecimentos.

    Portanto, o objetivo geral é propor ações de promoção da saúde e prevenção de agravos à saúde vocal que irão, direta ou indiretamente, contribuir no aproveitamento escolar dos alunos. “Professor, venha dedicar um pouco do seu tempo ao cuidado e à prevenção de sua saúde vocal”, convida Najla.

    Inscreva-se

    O curso tem duração de um mês: de 24/6 a 24/7. As inscrições começaram em 20/5, vão até 17/6 e podem ser feitas por meio deste formulário.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES