20.5 C
Brasília
quarta-feira, fevereiro 19, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Estudantes mineiros já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

    A 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já está com inscrições abertas e as escolas da rede estadual têm até o dia 17/3 para fazer o registro, por meio do site oficial www.obmep.org.br. Neste ano, a maior Olimpíada do conhecimento do país comemora duas décadas de incentivo à educação e a descoberta de talentos matemáticos em todo o Brasil.

    Todos os anos, os jovens mineiros são destaque na Olimpíada e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) incentiva as escolas da rede estadual a inscreverem seus estudantes. Podem participar instituições públicas municipais, estaduais, federais e escolas privadas. A Olimpíada reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

    Em 2025, a Obmep vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os estudantes premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa.

    Para estimular cada vez mais a participação dos estudantes, a Obmep também vai premiar alunos com melhor desempenho estadual. Serão distribuídas pelo menos 20,5 mil medalhas.

    Como se inscrever

    A inscrição é feita exclusivamente pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível no site da Obmep, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. No regulamento, os representantes das instituições vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na Obmep.

    A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta de uma prova objetiva de 20 questões e a segunda de uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da Obmep será realizada no dia 3/6 e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 25/10.

    As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 1º de agosto e a divulgação dos premiados em 22 de dezembro.

    Sobre a Obmep

    Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005, a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

    A Obmep contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de estudantes brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES