Há 10 dias em operação, a nova versão do OuvidorSUS já está em funcionamento em mais de 1.000 localidades de 25 estados brasileiros. A adesão é gradativa, de acordo com a realidade tecnológica de cada região. O sistema apresenta novas funcionalidades para o aprimoramento dos processos de trabalho das ouvidorias do SUS; torna mais ágil, eficiente e seguro o atendimento à população; e moderniza e amplia as ferramentas de trabalho dos servidores e dos técnicos que compõem as redes de Ouvidorias.
Para a ouvidora substituta, Aíla Vanessa de Oliveira Sousa, o novo sistema representa avanço ímpar. “O novo OuvidorSUS está plenamente sintonizado com as diretrizes de gestão transparente e democrática, onde as solicitações dos cidadãos brasileiros, além de ouvidas e respondidas, são transformadas em um mecanismo capaz de resultar em melhorias do serviço público. É um passo significativo para atender usuários do sistema de saúde pública de forma ágil, eficiente, transparente e cada vez mais inclusiva”, destacou.
Inovações do OuvidorSUS
Livre Tramitação de Manifestações: agora, é possível realizar a livre tramitação de manifestações entre ouvidorias, simplificando o processo de registro, tratamento, encaminhamento e resposta às manifestações;
Tipificação Aprimorada: uma nova estrutura de tipificação foi incorporada, permitindo que as ouvidorias incluam suas próprias TAGS para classificar manifestações de forma mais personalizada e precisa;
Disseminação de Informações: para promover uma comunicação eficaz com o cidadão, a nova versão permite o envio de artigos em saúde, ampliando a disseminação de informações relevantes e o combate às fake News;
Controle de Prazo: de acordo com a Lei nº 13.460/17, foi incluído um controle de prazo rigoroso, com a possibilidade de prorrogação da manifestação, a fim de garantir que os processos sejam tratados dentro dos prazos legais;
Layout Responsivo: o novo sistema tem um layout responsivo, proporcionando uma experiência de uso otimizada em dispositivos móveis;
Padrão eMAG: a partir do Padrão eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), o OuvidorSUS promove a inclusão e é acessível a todas as pessoas;
Integração com a plataforma Fala.BR: maior eficiência no processo de tratamento das manifestações direcionadas ao Ministério da Saúde e economia de recursos, a partir do compartilhamento de infraestrutura, conhecimento e melhores práticas pelas ouvidorias e pelos órgãos governamentais.