20.5 C
Brasília
terça-feira, dezembro 3, 2024
Mais...

    Programa de assistência técnica eleva produção de leite em Bonfinópolis de Minas

    Após dois anos de trabalho, os produtores assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, no Noroeste de Minas Gerais, a média diária de leite dos produtores cresceu 12,5%, representando um incremento de cerca de R$45 por dia para cada um deles. O grupo é formado por 25 pequenos produtores de Bonfinópolis de Minas, Dom Bosco e Riachinho.

    Os dados foram apresentados pelo técnico do programa, Eduardo Veloso, durante uma reunião de benchmarking, que é o processo de comparação de desempenho das propriedades. O encontro ocorreu durante o “2º Dia de Campo Bonfinópolis + Agro”, no parque de exposições de Bonfinópolis de Minas.

    Desafios

    Ainda segundo o técnico, o principal problema dos produtores era a falta de planejamento alimentar para o gado. Eles não tinham manejo de pastagem eficiente, volumoso suficiente para o período seco, o que impactava na produção e reprodução do rebanho. “Esse foi nosso ponto de partida e o crescimento não para por aí. A produção em litros por hectare aumentou 16%; a margem bruta subiu 25%; a margem líquida, 44%; e no fluxo de caixa, o aumento foi de 34%. Investimos muito no início para chegar aos atuais resultados”, enfatiza Eduardo Veloso.

    O produtor Ramon da Silva, de Dom Bosco, estava acostumado a produzir como o pai o ensinou, bem diferente dos moldes atuais. “A propriedade é uma, antes do programa, e outra, depois da assistência. Passei a administrar o sítio como uma empresa, controlando fluxo de caixa, além do controle com a alimentação e a parte reprodutiva do rebanho. O objetivo é produzir mais, com menos vacas, através do melhoramento genético”, ressalta o produtor.

    Parceria com o sindicato

    Na região, o programa ATeG Balde Cheio do Sistema Faemg Senar conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Bonfinópolis de Minas. “Com tantos resultados positivos, estamos planejando a abertura de novas turmas na região para continuar proporcionando avanços principalmente aos pequenos produtores”, destaca a Agente de Desenvolvimento Rural do Sindicato, Rita Fonseca.

    “A região tem grande potencial e tradição na pecuária leiteira. O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar é oferecido em todo o estado para somar e melhorar a vida dos produtores rurais e seus familiares”, finaliza o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES