20.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024
Mais...

    Inscrições para o Enem 2024 já estão abertas

    As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 estão abertas. Com a realização das provas marcada para novembro, o prazo começou nesta segunda-feira (27/5) e termina no dia 7/6. Elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério da Educação, o exame desempenha um papel crucial como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil.

    Como realizar a inscrição

    Para realizar a inscrição no Enem 2024, o estudante deve acessar a Página do Participante no site oficial do Inep, informando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), data de nascimento, endereço de residência e demais informações necessárias, além de preencher um questionário socioeconômico e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

    O pagamento da taxa de inscrição é destinado aos participantes que não solicitaram ou não obtiveram a isenção. Esse participante deverá gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento, no valor de R$ 85, no período de 27/5 a 12/6. O gabarito será disponibilizado no dia 20/11 e os resultados serão divulgados no dia 13/1 de 2025.

    Estrutura da prova

    A configuração da prova será a mesma dos últimos anos. Realizada em dois domingos consecutivos (3 e 10/11), os estudantes farão, no primeiro dia, as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação, com duração de cinco horas e meia. No segundo dia, as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza, com duração de quatro horas e meia. Serão 90 questões de múltipla escolha por dia de prova, totalizando 180 questões nos dois domingos.

    Preparação dos estudantes

    O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), adquiriu em março deste ano a plataforma Estudo Play, disponível como Enem MG nos dispositivos móveis. A ferramenta é uma importante aliada na preparação dos estudantes da rede estadual de ensino para o Enem.

    Oferecendo uma gama de recursos educacionais, a ferramenta proporciona uma preparação abrangente e eficaz. Os estudantes podem acessá-la por meio de computador, tablet ou celular, tanto na escola quanto em casa.

    Entre os dias 21 e 23/5, um simulado do Enem foi aplicado para cerca de 185 mil estudantes do 3º ano do ensino médio e do 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desenvolvido pela plataforma, o simulado oferece um diagnóstico detalhado que orienta estudantes e professores na preparação para o exame, que acontecerá em novembro.

    Os alunos também contam com as teleaulas do “Pré-Enem do Se Liga”, exibidas 24 horas por dia, de segunda a domingo, na programação da Rede Minas. Na capital e região metropolitana, a exibição é no canal digital 9.2. Para saber qual o número do canal em cada cidade do interior do estado, acesse o site da Rede Minas, neste link.

    Além disso, para a aplicação das provas do Enem, marcadas para os dias 3 e 10/11, a SEE/MG vai mapear as inscrições para a definição de critérios para assegurar transporte e lanche aos estudantes que residem em municípios onde não há aplicação da prova, facilitando a participação de mais estudantes no exame.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES