Entra em vigor nesta quarta-feira (9/4) a Lei nº 25.143 de 8 de janeiro de 2025, que vai gerar mudanças significativas para a assistência à saúde oferecida pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Com a nova lei, o Ipsemg dá um passo decisivo rumo ao fortalecimento de sua gestão financeira e à ampliação da sua rede assistencial a de atendimento, beneficiando milhares de servidores mineiros e seus familiares.
De acordo com o presidente do Ipsemg, André dos Anjos, as alterações representam um marco para a história da Instituição. “Esta Lei garante um futuro com mais recursos e maior oferta de serviços de saúde para os beneficiários em todo o estado”, destaca.
Com as novas medidas, o Instituto estima um aumento na arrecadação de aproximadamente R$ 584 milhões. Esse recurso será utilizado para quitar parte das despesas de 2024, reformar a Ala B do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), e cerca de R$ 221,5 milhões serão destinados diretamente à ampliação da rede credenciada em 2025 — um crescimento expressivo de 26% em relação ao ano anterior.
Essa transformação e o trabalho rumo à ampliação dos atendimentos já começou. Em fevereiro, o Ipsemg publicou quatro editais para a contratação de novos serviços em todas as regiões de Minas. A expectativa é de que, com esses editais, os beneficiários passem a contar com um número maior de hospitais, laboratórios, ambulatórios e clínicas médicas e odontológicas credenciadas.
As mudanças trarão impactos diretos para os beneficiários ao longo do ano. O Instituto está trabalhando para que a média anual de consultas por beneficiário passe de 1,7 para 2, os exames de 13 para 15 por beneficiário ao ano, e o número de internações deverá subir de 6,6 para 9,5 a cada 100 beneficiários ao ano. Parâmetros que evidenciam o compromisso do Ipsemg em ampliar o acesso e proporcionar mais cuidado aos seus beneficiários.
Na Rede Própria, também estão previstas melhorias estruturais e operacionais. O Centro de Especialidades Médicas (CEM) terá sua capacidade de atendimento ampliada em até 1.000 novas consultas no mês. No HGIP, será dada continuidade a reforma da Ala B e iniciada a reforma do espaço dedicado ao serviço de endoscopia. Além disso, estão programadas a aquisição de novos equipamentos para modernizar o atendimento do hospital, como a compra de um novo tomógrafo. O atendimento ao paciente externo no laboratório do HGIP será retomado, e uma nova unidade de coleta será instalada no CEM. Todas essas melhorias serão acompanhadas pela contratação de novos profissionais, o que garante mais qualidade, agilidade e eficiência nos atendimentos.
Com essa nova fase, o Ipsemg reafirma sua missão de zelar por quem cuida de Minas, ou seja, a valorização dos servidores públicos de Minas Gerais, celebrando um momento histórico de expansão, modernização e cuidado com a saúde de milhares de beneficiários.