20.5 C
Brasília
terça-feira, abril 16, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Alunos do curso técnico em informática colam grau em Bonfinópolis de Minas

    Para incentivar os formandos a aprenderem ainda mais e investirem na carreira na área de TI, o prefeito Donizete Antônio dos Santos, anunciou que irá publicar edital de criação de um novo site para a Prefeitura

    Mais de 30 alunos do curso de técnico em informática para a internet (Mediotec), do Polo Avançado do Instituto Federal, em Bonfinópolis de Minas, participaram da cerimônia de colação de grau, na noite dessa sexta-feira (16), no auditório da sede da Prefeitura Municipal. Durante dois anos, os alunos se esforçaram para aprender informática ao mesmo tempo em que realizavam o Ensino Médio. A previsão é a de que mais 50 estudantes do município concluam o curso no ano que vem.

    Essa é a primeira turma de formandos do IF do Noroeste de Minas, em Bonfinópolis. Para incentivar os novos técnicos a aprenderem ainda mais e investirem na carreira na área de TI (Tecnologia da Informação), o prefeito Donizete Antônio dos Santos, anunciou, durante o evento, que irá publicar um edital público para a criação de um novo site para a Prefeitura. O concurso terá como foco a participação dos formandos.

    Editais Públicos

    IMG 8432 3
    Prefeito Donizete Antônio dos Dos Santos

    “Como nós estamos, aqui, formando profissionais, então eu estou trazendo um desafio para vocês. Tenho certeza que será um site bem interativo e,naturalmente, os concursos públicos premia os vencedores. Tenho certeza que os profissionais que estão saindo daqui, hoje, têm capacidade para concorrer com qualquer empresa. É uma possibilidade para vocês fazerem parceria. Pode ser proposta individual ou pode ser proposta por equipe. Vamos elaborar o edital da melhor forma”, explicou, Donizete. O prefeito também adiantou que um outro edital será lançado nos próximos dias. Dessa vez, escolher o melhor hino para Bonfinópolis de Minas.

    A região Noroeste de Minas possui dois Institutos Federais: um em Paracatu e outro em Arinos. O prefeito considera as unidades, um ganho para todos. “Faço aqui um agradecimento especial ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi durante a sua gestão que o Noroeste foi contemplado com dois institutos federais, que têm transformado e vão ajudar a transformar o nosso país”, disse. Donizete lamentou os recentes contingenciamentos de recursos para a área da Educação. “A Educação caminhava a passos largos, trazendo conhecimento. Diversos institutos têm tido recursos bloqueados. Isso tem causado grande preocupação”.

    IMG 8384 3
    Professor dos formando, Wesley Gomes

    Puro orgulho dos estudantes, o professor Wesley Gomes disse que toda a equipe de ensino se empenhou ao máximo para que todos os inscritos chegassem ao término do curso. No total, 33 alunos se formaram, segundo ele, um número superior, comparado a outras localidades. “Fica claro que estamos vivendo uma era digital, marcados por constantes evoluções e principalmente no cenário de empregos, o domínio da tecnologia é algo indispensável e precisamos acompanhar essa tendência”, afirmou.

    Novos cursos

    A secretária municipal de Educação, Helena de Menezes ressaltou a importância dos cursos profissionalizantes na fase do Ensino médio. “A gente tem certeza que esses cursos agregam muito na vida acadêmica de cada um desses alunos que estão aqui hoje, essa modalidade de ensino nasceu da clara necessidade de oferecer oportunidade para os alunos do Ensino Médio concluírem com um curso profissionalizante”.

    IMG 8405 3Segundo a secretária, o município deve participar do processo seletivo de outros cursos do Instituto Federal, pela modalidade Oferta Própria – quando o município entra com uma contrapartida. “Essa semana nós tivemos a grata satisfação de ter alguns novos cursos ofertados por oferta própria.  Agronomia, agente comunitário de saúde, agropecuária. São vários. Nós vamos colocar a lista de todos os cursos no site da Prefeitura. Os três que tiverem a maior demanda de pessoas interessadas, são os que nós vamos aderir para iniciar o mais breve possível”, garantiu.

    Formandos 2017/2019

    IMG 8313 630x420 1A concluinte Natls Silvania de Jesus falou em nome da turma e classificou o curso como uma oportunidade incrível para se viver, antes mesmo de terminar o Ensino Médio, mas reconheceu que o desafio foi grande. “Tivemos medo, porque era algo novo e nós iríamos ter que estudar mais. Não tínhamos esse costume no nosso tempo livre, o que dificultava ainda mais. Quando nós começamos, cada dia era uma coisa nova e nós fomos gostando cada vez mais. A gente só tem a agradecer”, declarou.

    Concluintes

    1. Amanda da Silva Boffi
    2. Anna Beatriz Oliveira Caetano
    3. Arthur Luis Rocha Brandão
    4. Bárbara Ferreira Brandão
    5. Brenda Nazário Alves Souza
    6. Brendo Silva Brandão
    7. Bruna Ketley Nunes Falcão
    8. Clara da Costa Lima Vaz
    9. Douglas Severino Botelho
    10. Eduardo Calixto Nazário Alves
    11. Gabriel Brandew Gonçalves Teixeira
    12. Hynngredy Thauane A. Lopes Ferreira
    13. Jôse Wanessa Oliveira Gonçalves
    14. Jamile Soares Monteiro
    15. Jhonathan Júnior Pereira Farias
    16. José Vicente Martins
    17. Júlia Oliveira dos Anjos
    18. Lara da Costa Lima Vaz
    19. Lara Cristina Leandro de Oliveira
    20. Luciano da Cruz Oliveira
    21. Luís Otávio Borba Prates
    22. Marcus Vinícius Nunes de Barcelos
    23. Matheus Nunes Brandão
    24. Mayara Aparecida Graciano Ribeiro
    25. Natls  Silvania de Jesus
    26. Paulo Ricardo Pereira Soares
    27. Rafael Naibo Campos
    28. Rayan Gabriel A. Castro de Oliveira
    29. Sandro da Costa Lima Vaz
    30. Sara Izabela Silva
    31. Ted Junio Araújo de Oliveira
    32. Vitor Hugo Martins Santos
    33. Vinícius André Braga Brandão

    Também compuseram a mesa: a coordenadora de pesquisa tecnologia e inovação do IF Norte de Minas Campus Arinos, Paula Fernandes Santos, o coordenador adjunto do Pólo Sede Arinos, Josedir Lopes de Araújo, a inspetora escolar da 26° SRE, Ivani Gonçalves F. Tavares, o diretor da Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço, Hamurabi e a coordenadora do Pólo Avançado de Bonfinópolis, Denise de Fátima Silva.

    IMG 8316 3

    IMG 8451 3

    IMG 8463 3

    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles