Programa Jovem de Futuro estará presente em toda rede estadual em 2024

Novidade foi anunciada durante o 5º Seminário Gestão pela Aprendizagem, realizado em Belo Horizonte

335
escola
Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Publicidade

O programa Jovem de Futuro será ampliado para mais 12 Superintências Regionais de Ensino (SREs) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Com essa expansão, a partir de 2024 estará presente nas 47 regionais de ensino, atendendo a 2.375 escolas da rede estadual mineira que ofertam o ensino médio.

SEE / Divulgação

A novidade foi anunciada pela secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria, nesta quarta-feira (29/11), durante o “5º Seminário Gestão pela Aprendizagem: Expansão e Consolidação do Circuito de Gestão Mineiro”, realizado em Belo Horizonte.

“A expansão mostra como o Jovem de Futuro tem se concretizado como uma importante estratégia política aqui em Minas Gerais. Mas mais do que isso, a consolidação do programa. O que esperamos é o envolvimento de cada um dos diretores das superintendências que estão chegando, alinhando e se integrando com quem já estava. É assim que iremos consolidar este projeto de fato” , destacou a secretária adjunta de Estado de Educação.

Também participaram do evento, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra; o subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso; a superintendente de Políticas Pedagógicas, Graziela Trindade; o superintendente de Regulação e Inspeção Escolar da SEE/MG, Paulo Leandro; e a sub-gerente de Implementação de Projetos e Programas Educacionais do Instituto Unibanco, Maju Azevedo; além dos grupos gestores das 12 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) que irão implementar a metodologia e representantes das SREs e escolas que já contam o programa.

Os grupos são formados por superintendentes, diretores, coordenadores de Inspeção Escolar, inspetores escolares, analistas do EMTI da SRE, e um analista que será referência do programa na regional.

Atualmente, 35 SREs que coordenam 1.971 unidades estaduais de ensino já contam com a iniciativa. O objetivo é auxiliar os gestores nas ações e no desenvolvimento de planos estratégicos para diminuir a evasão escolar, por meio do programa da Busca Ativa, da Recomposição das Aprendizagens, e outras ações pertinentes que possam ajudar a melhorar os indicadores educacionais da rede, a partir de propostas pedagógicas.

“O programa tem foco na gestão, visa a melhoria das aprendizagens à medida em que atua para fortalecer o trabalho em prol do nosso compromisso de assegurar o acesso à permanência e aprendizagem dos nossos estudantes”, explica a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade.

O seminário mobilizou os profissionais da educação para embarcarem nessa estratégia de gestão das escolas de Ensino Médio, que é o Circuito de Gestão Mineiro. Já as atividades de formação, que irão acontecer ao longo desta semana, têm foco na preparação dos gestores regionais e inspetores escolares das SRE para a implementação do Circuito de Gestão Mineiro nas SRE e nas escolas.

Experiências compartilhadas

A perspectiva da formação é disponibilizar repertórios relevantes que compõem o Circuito de Gestão Mineiro na escola e na SRE, partindo dos saberes e das práticas que os profissionais já têm e realizam. No dia 28/11, aproveitando a oportunidade desse momento de expansão, foi realizado um encontro de compartilhamento de saberes e práticas entre 100 gestores escolares e aproximadamente 40 gestores e técnicos das 12 SRE, que já implementam o Circuito de Gestão Mineiro desde 2019.

O encontro é a culminância do processo de Tutoria em Gestão Educacional e Escolar, uma ação de assessoria técnica contínua e estruturada, realizada desde julho deste ano, por meio de encontros virtuais e presenciais.

Jovem de Futuro

O programa foi implementado pela SEE/MG, em parceria com o Instituto Unibanco, em 2019, disponibilizando para escolas, regionais e o Órgão Central da SEE/MG, metodologia e instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão pela melhoria da aprendizagem.

“Para nós, é uma honra e um grande aprendizado termos a Secretaria de Educação de Minas Gerais como parceira. A partir dos conhecimentos adquiridos no trabalho com os profissionais da rede e dos aprendizados durante o desenvolvimento das atividades do programa, podemos corrigir rotas e aprimorar os métodos e ações pela aprendizagem dos estudantes mineiros”, explicou Maju Azevedo representante do Instituto Unibanco na colaboração da iniciativa.

As ações do Jovem de Futuro estão estruturadas em cinco eixos – governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento, que se articulam por meio do método Circuito de Gestão.

FONTEAgência Minas
Artigo anteriorPrograma Direito Delas oferecerá atendimento a vítimas de violência
Próximo artigoQuase 200 mil brasileiros vivem com HIV e não fazem tratamento
Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.