20.5 C
Brasília
quinta-feira, maio 23, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Confira os estados que oferecem a CNH Social gratuitamente

    O Governo Federal oferece aos brasileiros a possibilidade de emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita com o programa CNH Social.

    CNH gratuita em 2023: saiba como emitir a sua sem custos
    CNH gratuita em 2023: saiba como emitir a sua sem custos

    O Projeto Social de Formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores reúne o que o governo chama de CNH Social, que tem por finalidade possibilitar que as pessoas de baixa renda obtenham de maneira gratuita a primeira carteira de motorista, nas categorias A ou B, bem como a adição das categorias A ou B e a mudança da categoria B para D.

    Vale lembrar que a CNH Social não é oferecida em todos os estados do país, mas algumas regiões já disponibilizam o benefício. O programa não é válido, pelo menos ainda, em todos os estados pois a CNH Social é estabelecida por meio de uma lei estadual.

    Porém, vale lembrar que a habilitação emitida pela CNH Social engloba todas as etapas envolvidas no processo de se tornar um condutor habilitado.

    Veja as regras gerais para se inscrever na CNH Social em 2024

    Ser aluno de rede pública – no caso da modalidade para estudantes;
    Estar desempregado há mais de um ano;
    Ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
    Ter 18 anos ou mais;
    Ser alfabetizado
    Ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
    Ser beneficiário de algum programa social.
    Quais estados oferecem a CNH Social em 2024?
    São Paulo;
    Acre;
    Goiás;
    Mato Grosso do Sul;
    Tocantins;
    Distrito Federal;Espírito Santo;
    Minas Gerais;
    Rio Grande do Norte;
    Roraima;
    Mato Grosso do Norte;
    Pernambuco;
    Ceará;
    Bahia;
    Piauí;
    Santa Catarina;
    Amazonas;
    Pará;
    Paraná.

    Como se inscrever?

    Nos estados onde o benefício é disponibilizado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é o responsável pelas regras e emissão do documento. Portanto, é no Detran de seu estado que o cidadão vai encontrar os requisitos para inscrição na CNH Social, e dados relevantes como o número de vagas, por exemplo.

    Isto posto, cada estado tem suas datas e prazos definidos individualmente. Para saber exatamente como, quando e onde se inscrever, é fundamental estar atentos aos comunicados do Detran do seu Estado.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES