20.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 22, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Inscrições abertas para a 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio

    Estão abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr). Voltada para docentes que ministram conteúdos matemáticos a estudantes do ensino médio, a iniciativa irá selecionar e premiar dez professores com uma viagem a Xangai, na China, para conhecer o ensino de matemática do país, que está no topo do ranking mundial de melhor educação básica no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O objetivo é que os premiados compartilhem o aprendizado para melhorar a educação no Brasil.

    O foco da OPMbr é selecionar professores com paixão por lecionar e por auxiliar nos resultados de seus alunos, profissionais que têm feito a diferença no ensino da matemática e atuem com abordagens que criem uma cultura de aprendizado contínuo e de crescimento pessoal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link, até o dia 30/9. Podem se inscrever professores de escolas municipais, estaduais, federais e privadas.

    A seleção é feita em três fases: a primeira acontecerá em outubro e é composta de um questionário e de uma avaliação didática, que irá examinar como o professor consegue entender os gaps de formação dos alunos e buscar soluções simples, práticas e lúdicas de transferir o conhecimento; a segunda, em novembro, é uma análise dos métodos usados pelo professor dentro e fora de sala de aula; a terceira é uma entrevista com o Comitê Acadêmico, que será realizada em dezembro. O foco das avaliações são os aspectos didáticos e humanos do ensino. Para mais informações, consulte o regulamento da OPMbr.

    A iniciativa

    A criação da OPMbr foi coordenada por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a partir da percepção de que a economia brasileira tem avançado em velocidade menor em comparação aos demais países em desenvolvimento. A OPMbr tem o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com a Fundação Getúlio Vargas – Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), com o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC/Unicamp) e com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

    A viagem de premiação dos dez professores vencedores da olimpíada é uma parceria com a Universidade Normal de Xangai (SHNU) e do Teacher Education Center (TEC) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES