20.5 C
Brasília
domingo, maio 19, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    No Dia Nacional da Vacinação, entra no ar portal Observatório da Vacinação, iniciativa do MPMG e do Governo de Minas

    Hoje, 17 de outubro, Dia Nacional da Vacinação, entrou no ar o Observatório da Vacinação, uma parceria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), e do Governo de Minas, por meio da Secretária de Estado de Saúde (SES).

    O Observatório da Vacinação é um portal que tem a função de ajudar no monitoramento da cobertura vacinal em Minas. Os dados levantados lá vão permitir a criação de estratégias conjuntas de melhoraria dos resultados nos municípios que se encontrarem abaixo das metas de vacinação estipuladas pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, pretende-se contribuir para a prevenção de doenças e para evitar a ocorrência de novas epidemias, além do retorno de doenças já erradicadas.

    Pesquisas têm mostrado uma queda na cobertura vacinal desde 2015, o que pode ocasionar o retorno de doenças graves preveníveis por meio de vacinação e de outras já erradicadas no país. Como forma de estimular a ampliação da cobertura vacinal, o MPMG, por meio do CAO-Saúde e dos centros de apoio operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAO-Educ) e das Crianças e Adolescentes (CAODCA) e da Assessoria de Comunicação, criou o projeto #boravacinar.

    No escopo do projeto, o MPMG e o Governo de Minas, por meio de uma Resolução Conjunta, instituíram o selo #boravacinar, a ser concedido aos municípios mineiros que alcançarem as metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

    Na edição 2023, o selo #boravacinar Ouro foi concedido a 67 municípios que atingiram as metas de cobertura de todas as 14 vacinas destinadas a crianças de zero a dois anos. E o selo #boravacinar Prata foi entregue a outros 219 municípios por terem atingido as metas de dez a 13 dessas vacinas.

    Para intensificar ainda mais o engajamento institucional, o MPMG, por meio do projeto #boravacinar, aderiu ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

    Num vídeo gravado sobre o tema, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, convida os promotores e procuradores de Justiça a se empenharem, entre 21 de outubro e 4 de novembro, junto com o Ministério da Saúde, a SES e os municípios mineiros, na realização de ações favoráveis à vacinação.

    Entre essas medidas, estão: oficinas, reuniões, solicitação de planos de ação para a melhoria da cobertura vacinal, palestras para professores, estudantes, pais e a sociedade em geral. De acordo com o procurador-geral de Justiça, a participação dos integrantes do MPMG nessas ações será objeto de avaliação meritória pela Corregedoria Geral.

    SourceMPMG


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES