20.5 C
Brasília
sábado, julho 27, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Programa Prepara Gastronomia é estendido para 60 municípios mineiros

    Nos últimos dois anos, de cada 10 pequenos negócios de alimentação que abriram as portas em Minas Gerais, quatro encerraram as atividades. De acordo com dados da Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG), o número de empresas mineiras fechadas no segmento saltou de 11 mil, em 2020, para 15 mil, em 2021. Apenas no primeiro semestre deste ano, 4,8 mil empreendimentos deram baixa no CNPJ.

    Diante deste cenário, o Sebrae Minas ampliou a atuação do programa Prepara Gastronomia, uma iniciativa direcionada para orientar Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas (MPE), formalizados (com CNPJ) no segmento da alimentação sobre estratégias e ferramentas que podem ajudá-los a se preparar para as novas demandas de mercado, e consequentemente, na alavancagem de seus negócios.

    Até o final de dezembro mais de 3 mil empreendimentos de alimentação de 60 municípios mineiros serão beneficiados pelo Prepara Gastronomia. Entre as ações que a iniciativa oferece estão capacitações em marketing, gestão com foco em monitoramento de indicadores, atendimento, melhoria dos processos, e ainda, incentivo ao desenvolvimento de novos produtos.

    Queremos preparar os pequenos negócios do segmento para as adversidades do mercado e para que possam se tornar cada vez mais competitivos, além disso, o programa desenvolve ações focadas na promoção da gastronomia mineira valorizando a cultura alimentar de cada território”, explica a analista do Sebrae Minas Simone Lopes.

    Este ano, o programa também oferece suporte para a estruturação da experiência gastronômica dos destinos turísticos, e ainda, apoio na realização de 27 festivais gastronômicos em todo o estado com capacitação das empresas participantes.

    Os interessados em participar do Prepara Gastronomia podem se inscrever gratuitamente na landing page do programa. Eles ainda receberão conteúdos exclusivos e gratuitos como artigos, podcasts, vídeos e e-books com informações para aumentar o faturamento do negócio.

    Incentivo

    Entre os projetos desenvolvidos no programa Prepara Gastronomia, está o apoio dado aos negócios de alimentação do Vale do Peruaçu, no Norte de Minas. Recentemente, o Sebrae Minas realizou uma pesquisa de identidade gastronômica nos municípios de Bonito de Minas, Januária, Itacarambi e Pedras de Maria da Cruz – região conhecida pelas belezas naturais que incluem cavernas, sítios arqueológicos e pinturas rupestres, além de lindas praias de rio às margens do rio São Francisco. A iniciativa resultou na construção de um plano de ação focado nas características gastronômicas de cada localidade, além da realização de dois festivais gastronômicos que atraíram turistas de toda a região.

    O apoio aos festivais gastronômicos também ocorreu na região do Triângulo mineiro, dando visibilidade a 30 restaurantes e bares que participaram do segundo festival gastronômico e cultural de Uberaba, que proporcionou geração de negócios e acesso a novos clientes.

    Na capital mineira, em novembro, será realizado o Festival #Vem pro Maleta, uma iniciativa do Sebrae Minas para valorizar a gastronomia, arte e diversidade em um dos edifícios comerciais históricos da capital mineira. Também em Belo Horizonte, o Prepara Gastronomia promove o “Elas na Gastronomia”, um movimento de atuação em rede para empoderar e reconhecer a competência e talento das mulheres no comando de negócios da alimentação.

    Em Monte Santo de Minas, região Sudoeste do estado, 40 pequenos negócios de alimentação fora do lar foram capacitados e conseguiram melhorar a gestão de seus negócios, e ainda receberam consultorias personalizadas de chefs renomados da cozinha mineira.

    Já em Paracatu, no Noroeste mineiro, 26 empresas do segmento participaram de uma jornada de transformação voltada para a melhoria de seus cardápios e divulgação da culinária regional. Além disso, em novembro será iniciado um estudo de resgate da cultura alimentar e tradições das comunidades quilombolas que permanecem na cidade.

    “São projetos que mostram a força da gastronomia mineira e como iniciativas, como as desenvolvidas pelo Sebrae Minas, podem contribuir para potencializar os pequenos negócios de toda a cadeia da gastronomia, favorecendo também outros segmentos como o turismo e o comércio, e estimulando a geração de emprego e renda nos municípios”, afirma a analista do Sebrae Minas.

    Lançamento

    Outra novidade do Programa Prepara Gastronomia é o lançamento de uma websérie. O conteúdo com nove episódios tem a participação de grandes chef mineiros e especialistas do setor, que dão dicas e soluções sobre assuntos relevantes para o segmento de alimentação, como: modelos de negócios inovadores, redução de desperdícios, posicionamento nas redes socais, delivery, cardápios sazonais e tendências do setor para o próximo ano.

    Os episódios têm duração média de três minutos e são divulgados toda terça-feira pelo Youtube do Sebrae Minas.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES