20.5 C
Brasília
domingo, abril 14, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Se Liga na Educação estreia curso preparatório para o Enem na TV aberta

    O Se Liga na Educação, projeto do Governo de Minas executado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com a Rede Minas, irá estrear, nesta segunda-feira (28/8), o Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na multiprogramação da emissora. Durante 24 horas, estudantes, professores e gestores poderão acompanhar conteúdos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 12/11.

    O curso faz parte das ações especiais do Se Liga na Educação para o Enem, que contará também com disponibilização das aulas via streaming no site do programa. Durante o mês de outubro, irão ao ar, ainda, discussões no formato mesacast com professores abordando temas prováveis para a redação do Enem e entrevistas sobre como os estudantes podem se preparar para a prova.

    “Essa iniciativa é mais uma prova de que a Educação é prioridade em nosso governo. Além de transformarmos a realidade estrutural de nossas escolas com reformas, novos equipamentos e reforço da merenda, também estamos atentos em como transformar a vida dos mineiros por meio da educação. O curso preparatório para o Enem, disponível para todos em TV Aberta, é mais uma oportunidade para que os nossos estudantes permaneçam trilhando o caminho do conhecimento, buscando uma formação profissional”, destaca o governador Romeu Zema.

    Para o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, esse é mais um importante passo do Governo de Minas para democratizar o acesso à Educação. “Essa medida irá ampliar ainda mais o acesso dos nossos estudantes a uma educação de qualidade. Além disso, o conteúdo preparatório do Enem estará disponível 24 horas, para estudantes e/ou professores de qualquer rede de ensino e parte do país de forma gratuita”, destaca o secretário.

    Gil Leonardi / Imprensa MG

    O Pré-Enem é composto por aulas teóricas e correção de exercícios nas áreas do conhecimento que são abordadas no exame: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Cada dia da semana é dedicado a uma delas e, na sexta-feira, irá ao ar o Se Liga no Tira-dúvidas, programa em que os professores respondem dúvidas enviadas pelo público.

    O Se Liga na Educação consiste em aulas exibidas na TV aberta e é um reforço para os estudantes da rede estadual de ensino. Após a pandemia, a iniciativa continua consolidada como uma ferramenta importante na democratização da educação. Mesmo com a multiprogramação dedicada à preparação para o Enem, o Se Liga na Educação continua indo ao ar normalmente pelo canal oficial da Rede Minas, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h30.

    Dar oportunidade a todos os estudantes de ingressar na universidade é um dos objetivos do Governo de Minas. A Rede Minas chega como uma aliada para democratizar o acesso ao ensino superior. “O canal chega como mais uma ferramenta para auxiliar o estudante que, muitas vezes, não tem acesso a cursos preparatórios. Por meio da TV aberta, podemos levar para as casas dos estudantes, em Minas, um conteúdo de qualidade para dar condições a ele de passar por um exame competitivo”, explica o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino.

    A iniciativa surgiu durante a pandemia e o resultado positivo permitiu que o programa se tornasse uma forte ferramenta da educação em Minas Gerais e no Brasil, com a expansão da programação para a TV Brasil. De 2020 até maio, foram cerca de quatro mil horas de aulas veiculadas, o que representa um total de 7,2 mil teleaulas e 2.160 blocos do tira-dúvidas.

    Multiprogramação

    A multiprogramação é um recurso da TV digital que possibilita a transmissão de programações distintas em um mesmo canal de TV aberta. Na prática, essa tecnologia permite a divisão de um canal em alta definição em até quatro subcanais. Assim, o telespectador continua acompanhando a programação da Rede Minas e tem acesso, também, ao Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação. Em Belo Horizonte, a Rede Minas chega à população pelo canal 9 e 9.1. O canal estará na TV aberta pelo 9.2, também na capital. No site da emissora, o telespectador pode consultar a frequência na sua cidade: redeminas.tv/como-sintonizar.

    Como sintonizar no televisor

    O acesso ao Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação é feito manualmente pelo controle remoto. Verifique a sintonia neste site e siga os passos abaixo:

    Com o controle remoto, selecione no Menu a opção “Buscar Canais” ou “Atualizar Canais”.
    Para assistir aos canais digitais adicionais, basta digitar no controle remoto o número do canal, seguido de “.2”, “.3” ou “.4”. Se o controle remoto não tiver a tecla “Ponto” (“•”), você deverá digitar o número “0” (zero) no lugar.
    Exemplo:
    Rede Minas – Canal 9 e canal digital 9.1 (em Belo Horizonte)
    Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação – Canal 9.2 – digitar 9 + “•” (Tecla “Ponto”) + 2 (em Belo Horizonte)

    Serviço:

    Canal multiprogramação Cursinho de Pré-Enem do Se Liga na Educação – Rede Minas
    Lançamento: 28/8/2023 (segunda-feira), com programação especial dedicada ao Enem
    Como sintonizar: redeminas.tv/como-sintonizar

    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles