20.5 C
Brasília
domingo, abril 28, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    DF conta com 30 salas de apoio à amamentação com suporte para as mães

    Nesta quarta (28), a Secretaria de Saúde (SES-DF) esteve presente na entrega de certificação oficial da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (Samta), no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). No evento, a pasta ressaltou a importância do aleitamento materno, tanto por meio do ato da doação quanto da garantia de um espaço adequado às lactantes. Atualmente, o DF conta com 30 salas de apoio à amamentação.

    Representando a SES-DF, a chefe de gabinete e enfermeira, Camila Menezes, destacou como as mulheres enfrentam dificuldades no ato de amamentar e que a rede de apoio faz diferença. “Trata-se de um processo muito difícil. Portanto, quando as lactantes voltam a trabalhar, esse apoio é essencial.”

    Nesta quarta (28), a sala do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu a certificação oficial do Ministério da Saúde. Foto: Sandro Araújo/ Agência Saúde-DF
    Apesar das evoluções nesse campo, a coordenadora da Política de Aleitamento Materno da SES-DF, Mariane Curado, apontou que o momento atual é de discutir a amamentação realizada por aquelas pessoas que precisam retornar ao ambiente de trabalho. Muitas voltam após a licença de seis meses, ainda produzindo leite, e precisam de um espaço próprio para coletar enquanto estão longe dos bebês.

    Já a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde (MS), Sônia Venâncio, jogou luz sobre o impacto que a amamentação promove na saúde da criança, já que o alimento fornece diversos nutrientes essenciais ao crescimento. “Apesar dos índices de aleitamento materno terem aumentado no Brasil, tivemos, em 2019, uma taxa de menos da metade das crianças menores de seis meses amamentadas de forma exclusiva”, alertou.

    Suporte a mais – No Cofen, a sala de apoio à amamentação é um local adequado para que as trabalhadoras realizem a chamada “ordenha”. Há um freezer para que o leite seja armazenado nas condições certas até o horário do término do expediente.

    Durante a primeira gestação, Tânia de Almeida, 37, teve dificuldades na amamentação, com o início de mastite (inflamação dos tecidos da mama). Com o seu segundo filho, e mais confiante, a funcionária do órgão vê a sala como grande suporte para o retorno ao trabalho. “Acho muito importante que as funcionárias continuem sendo apoiadas para continuar a amamentação. O espaço ajuda nesse processo.”

    Cassia Gomes, 24, também passou por momentos complicados ao amamentar a única filha, Olívia. Nos seis primeiros dias, não houve produção de leite e foi preciso do apoio do Banco de Leite Humano do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Após o êxito, a funcionária do Cofen se tornou doadora e se alegrou com a iniciativa da sala de amamentação. “Nós, como pessoas que amamentam, a partir da hora que temos de voltar ao ambiente de trabalho, precisamos de apoio. Se não tivesse esse espaço, seria um leite dispensado, que é totalmente necessário aos nossos bebês”, elogiou.

    Cássia Gomes, 24, acredita que salas do tipo são mais uma forma de suporte para quem amamenta e precisa trabalhar fora. Foto: Sandro Araújo/ Agência Saúde-DF
    Salas de amamentação

    As salas de amamentação disponíveis no DF se encontram nos órgãos:

    Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
    Bacen – Banco Central do Brasil
    BRB – Banco de Brasília
    Cassi DF – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil
    Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
    Cofen – Conselho Federal de Enfermagem
    TJDFT – Fórum Desembargador Raimundo Macedo
    TJDFT – Fórum Júlio Fabbrini Mirabete
    TJDFT – Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes
    TJDFT – Fórum Desembargador Helládio Toledo Monteiro – Aguas Claras
    TJDFT – Fórum Desembargador José Manoel Coelho
    TJDFT – Fórum Desembargador Juscelino José Ribeiro
    Fiocruz – GEREB Gerência Regional de Brasília
    Hospital de Base
    Hran – Hospital Regional da Asa Norte
    HRPl – Hospital Regional de Planaltina
    HRG – Hospital Regional do Gama
    HRSM – Hospital Regional de Santa Maria
    Ministério da Saúde (Esplanada)
    Ministério da Cidadania
    MPDFT – Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
    Opas – Organização Pan Americana de Saúde
    Presidência da República
    TJDFT – Programa de Assistência Materno Infantil (Proami)
    SEEC – Sala de Apoio Anexo Palácio do Buriti
    Ministério da Saúde – Sala PO 700
    Senai Taguatinga
    Sesi Brasília
    Sesi Central Park
    Universidade Paulista – Campus Brasília

    Fonte: Secretaria de Saúde do Distrito Federal

    SourceCofen
    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles