20.5 C
Brasília
segunda-feira, junho 17, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Prazo para licenciar veículos com placas final 1 e 2 termina no sábado (30)

    O prazo para a renovação do licenciamento anual dos veículos com placas final 1 e 2 termina no sábado (30). A partir de 1° de outubro, para a circulação desses veículos será necessário o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) 2023. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) definiu o calendário para a renovação do documento com prazos finais entre setembro e dezembro deste ano, conforme o final da placa do veículo.

    “O Código de Trânsito exige que o veículo esteja devidamente licenciado e o Detran-DF tem trabalhado para oferecer ao proprietário facilidades que possibilitem a obtenção do documento digital de forma rápida, por meio do aplicativo e do Portal de Serviços”

    Takane do Nascimento, diretor-geral do Detran-DF

    Segundo dados do Detran-DF, atualmente a frota do Distrito Federal é de 2.005.617 veículos. Desse total, 758.609 já renovaram o licenciamento, o que corresponde a 37,8% da frota. O diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento, destaca a importância da regularização. “O Código de Trânsito exige que o veículo esteja devidamente licenciado e o Detran-DF tem trabalhado para oferecer ao proprietário facilidades que possibilitem a obtenção do documento digital de forma rápida, por meio do aplicativo e do Portal de Serviços”, afirma o diretor.

    Para obter o documento, o proprietário deverá pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a taxa de Licenciamento e, se houver, as multas pendentes. Após a quitação dos débitos, o proprietário deverá emitir o CRLV-e por meio do portal de serviços do Detran-DF ou pelo aplicativo Detran Digital. O documento também pode ser obtido no aplicativo do Governo Federal: Carteira Digital de Trânsito (CDT).

    Fiscalização

    Neste ano, a exigência do documento ocorrerá a partir do primeiro dia de cada mês, a começar de outubro, conforme o final da placa do veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.

    Desde 2021, o certificado de licenciamento é emitido apenas no formato digital. O CRLV-e pode ser apresentado na versão digital, por meio dos aplicativos oficiais, ou na versão impressa em papel A4 branco comum.

    Confira o prazo para a renovação do licenciamento anual dos veículos no Distrito Federal

    – Finais da placa 1 e 2: prazo final para renovação até 30 de setembro
    – Finais da placa 3, 4 e 5: prazo final para renovação até 31 de outubro
    – Finais da placa 6, 7 e 8: prazo final para renovação até 30 de novembro
    – Finais da placa 9 e 0: prazo final para renovação até 31 de dezembro
    – Acesse: Instrução Detran-DF n° 626, de 11 de agosto de 2023



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES