20.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 19, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Turistas e brasilienses aproveitam o domingo de sol

    Dia de sol em Brasília. Céu azul, temperatura de 27 graus. Tudo perfeito para andar pela cidade que acaba de completar 62 anos. A pé ou de bike, correndo, e sempre fazendo muitas fotos, turistas de diversas partes do país se misturavam aos moradores da cidade. Brasília foi preparada com carinho e boa estrutura para receber visitantes em seu aniversário.

    Com o cenário que registra mais de 80% dos brasileiros maiores de cinco anos vacinados contra covid-19 e casos da doença em queda, o aniversário de Brasília e os dias que se estendem durante o feriado prolongado têm tido muitos turistas pela cidade. E opções não faltam.

    R$ 41,6 milhõesjá foram investidos no turismo da capital federal desde o início desta gestão do GDF

    A cearense Fátima Espínola veio visitar o filho que mora em Brasília. Ao lado de outros familiares, ela planejou conhecer a Torre Digital, mas, como o local não se encontra aberto, rapidamente se dispôs a mudar a programação. “Já que está fechado, vou tentar outras atrações”, disse, tratando de se informar sobre dicas de outros passeios.

    Cidade bem-cuidada

    Desde o início da atual gestão do GDF, em 2019, a Secretaria de Turismo (Setur) já investiu R$ 41,6 milhões e desenvolveu 12 rotas turísticas a partir dos principais pontos da capital. O Banco de Brasília (BRB) participou da reforma de diversos pontos turísticos.

    “É uma cidade diferente de tudo que a gente vê em outros lugares do Brasil”
    Adriana Brito, turista

    “O BRB está cada vez mais inserido no dia a dia da nossa cidade, no fomento, na geração de empregos e renda”, afirma o presidente do banco, Paulo Henrique Costa. “Essa atuação passa pela preservação de equipamentos públicos, que são fundamentais para atrair turistas e envolver a população com a cidade. E o aniversário de Brasília também é uma celebração a essa mudança gerada pelo governo Ibaneis Rocha.”

    Cartão-postal

    Ponto tradicional da cidade, a Catedral recebeu muitos visitantes neste domingo. Projetada por Oscar Niemeyer, com obras de Athos Bulcão, Di Cavalcanti e Alfredo Ceschiatti, a igreja atrai um grande número de turistas.

    Para ficar mais perto da filha, servidora pública que se mudou para cá, o casal de aposentados Helena e Amado da Costa e Silva deixou Porto Alegre (RS) e veio morar na capital federal. Há três anos em Brasília, eles ainda estão descobrindo a cidade e seus pontos turísticos. Helena e Amado aproveitaram a manhã para ir à Catedral.

    “Quando eu vinha a serviço, era do hotel para o local de trabalho”, lembra Amado. “Nessa época, detestava Brasília. No momento em que você mora e passa a conhecer Brasília, você adora. Porto Alegre tem um pôr do sol maravilhoso, mas Brasília não fica atrás.”

    Capital diferenciada

    Monumentos de Brasília estão entre as melhores fotos turísticas do mundo
    Outro que teve a oportunidade de conhecer Brasília por meio de viagens a serviço foi o engenheiro Jorge César Brito, que aproveitou o feriado prolongado para mostrar a capital à esposa, Adriana. “É uma cidade diferente de tudo que a gente vê em outros lugares do Brasil”, disse Adriana, para quem a Praça dos Três Poderes e a Torre de TV estão entre os monumentos preferidos.

    Já Jorge César destacou a beleza do céu e a amplidão dos espaços de Brasília. “É tudo muito largo, muito bonito, tem muito verde na época da chuva, faz com que seja uma cidade diferente, gostosa; quem não conhece deve conhecer”, ressaltou.

    A vendedora de estatuetas Sirlan Rodrigues, conhecida como Branca, atua na Torre de TV há três anos. Ela é uma das profissionais que comemoram a volta dos visitantes da cidade. “Nosso turismo está sendo retomado aos poucos”, avaliou.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES