20.5 C
Brasília
domingo, maio 19, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Calor: Feriado do Dia do Trabalho pode alcançar 5°C acima da média histórica

    A extensa massa de ar quente e seco que ganha força sobre Minas Gerais manterá o tempo estável com temperaturas elevadas em praticamente todas as regiões do estado de Minas Gerais nos próximos dias, podendo registrar 5°C acima da média histórica até esta quarta-feira (1/5).

    A previsão é do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Segundo Heriberto dos Anjos, meteorologista do órgão, as temperaturas máximas seguirão elevadas, acima dos 30°C no período da tarde em todo o estado.

    No Triângulo Mineiro e na região Norte, os termômetros poderão superar os 35°C. Já nas regiões Noroeste, Oeste e Região Metropolitana de Belo Horizonte, as temperaturas devem ficar na ordem dos 33°C nos próximos dias.

    “Essa onda de calor atua principalmente no Paraguai e entre as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A tendência, pelo menos ao longo desses últimos dias do mês de abril e início de maio, é de tempo estável com temperaturas diurnas elevadas”, explica Heriberto.

    Simge

    O trabalho de monitoramento das condições climáticas é feito, no Igam, há 25 anos, pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge). O sistema é referência para que, nos casos de eventos naturais, os órgãos públicos tomem decisões que podem salvar vidas.

    O trabalho de alerta é realizado em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e tem o apoio da Cemig para aquisição das informações. Ainda, para realizar a previsão de tempo e clima, bem como o monitoramento e a vigilância meteorológica, o Simge conta atualmente com ferramentas como produtos derivados de satélite, modelos meteorológicos e climáticos provenientes de órgãos nacionais e internacionais, sistemas de detecção de raios, dados observados por meio de Plataformas de Coleta de Dados (PCDS) automáticas e dados de radares meteorológicos.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES