20.5 C
Brasília
quinta-feira, setembro 19, 2024
Mais...

    Governo de Minas lança projeto para ensinar estudantes a se proteger em situações de risco e desastres naturais

    A proposta busca envolver estudantes em um processo educativo que vai além da sala de aula, capacitando-os para lidar com situações de risco e desastres naturais.

    Nesta fase inicial, o programa está sendo implementado nos municípios de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Rio Piracicaba, na região Central, onde aproximadamente 195 alunos serão beneficiados com a ação.

    Eles terão a oportunidade de aprender sobre Proteção e Defesa Civil de maneira interativa e envolvente, por meio de uma série de atividades educativas planejadas para despertar o interesse e a consciência dos estudantes sobre a importância da prevenção e da resposta adequada em situações de emergência.

    “Ao capacitar os jovens, estamos não só protegendo vidas, mas também formando cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios de desastres naturais e outras emergências”, destaca a diretora de Educação em Proteção e Defesa Civil, tenente Stefani da Silva Mota.

    O projeto é especialmente importante no contexto atual, onde eventos climáticos extremos podem ser mais frequentes. De acordo com a Cedec, a prevenção e a conscientização são as melhores ferramentas para minimizar os impactos desses eventos.

    Durante o projeto, os alunos terão acesso a um conjunto de atividades lúdicas e educativas, como jogos, oficinas, gincanas, peças de teatro, corridas de orientação e simulações de evacuação.

    O objetivo é tornar o aprendizado mais dinâmico e prático, facilitando a absorção de conhecimentos cruciais sobre conceitos como Defesa Civil, tipos de desastres, meio ambiente, sustentabilidade, mudanças climáticas e percepção de riscos.

    A expectativa da Cedec é que, com a implementação desse projeto-piloto, seja possível expandir a iniciativa para outras regiões de Minas Gerais, contribuindo para uma sociedade mais segura e preparada.

    Fonte



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES