20.5 C
Brasília
quinta-feira, setembro 19, 2024
Mais...

    Câmara Legislativa do DF realiza sessão solene em homenagem aos sanitaristas

    Na próxima quarta-feira (7), o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) será palco de uma homenagem aos sanitaristas, proposta pela deputada Dayse Amarilio (PSB), em reconhecimento à importância de sua atuação na promoção da saúde pública em todo o DF.

    Os sanitaristas são profissionais graduados em Saúde Coletiva que exercem funções essenciais para a saúde da população. Eles atuam na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas, planos, programas, projetos e serviços de saúde.

    Sua expertise se tornou ainda mais crucial nos últimos anos, em meio às diversas controvérsias relacionadas à saúde no Distrito Federal, em especial a pandemia de Covid-19.

    Ano passado, os profissionais conquistaram uma merecida vitória: a Lei Federal 14.725/2023 regulamentou a profissão de sanitarista, reconhecendo formalmente suas atribuições e responsabilidades. O mandato da deputada Dayse Amarilio acompanhou de perto a tramitação e aprovação da matéria no Congresso e comemorou junto dos profissionais.

    Segundo Dayse Amarilio, que é enfermeira obstetra e especialista em saúde da família, “fortalecer a Saúde Coletiva e valorizar os sanitaristas, possibilita que construamos um sistema público de saúde mais justo, eficaz e sustentável para o Distrito Federal”.

    “Os sanitaristas são profissionais incansáveis, que dedicam suas vidas à promoção da saúde, prevenção de doenças e defesa do direito à saúde para toda a população. Verdadeiros guardiões da saúde pública, eles atuam na linha de frente, monitorando a saúde da população, combatendo doenças transmissíveis e crônicas, e garantindo a qualidade dos serviços de saúde”, diz Dayse. “É com imensa gratidão que reconhecemos a importância dos sanitaristas e do curso de Saúde Coletiva para o DF. Nesta homenagem, iremos celebrar suas conquistas e dedicação, reconhecer o valor inestimável de seu trabalho, renovar o nosso compromisso com a promoção da saúde e a construção de um futuro mais saudável para todos”, completa a parlamentar.

    A distrital espera que a homenagem sirva como um incentivo para que os sanitaristas do DF continuem a trilhar o caminho da excelência e do compromisso com a saúde pública, “Acreditamos que, juntos, podemos construir um DF mais saudável para todos!”

    Foram convidados para a solenidade a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Sra. Isabela Cardoso de Matos Pinto; a Doutora e Enfermeira, Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), Sra. Fátima de Sousa; a representante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Elizabeth Alves de Jesus; o sanitarista em formação, cientista político e presidente do Centro Acadêmico de Saúde Coletivo Saúde Coletiva da UnB/Darcy, Sr. Olávio Pereira Gomes; a Senadora Ana Paula Lobato (PDT); o presidente do Hemocentro de Brasília, Sr. Osnei Okumoto e o Ministro das Relações Institucionais, Sr. Alexandre Padilha.

    O curso de Saúde Coletiva

    O curso de Saúde Coletiva prepara profissionais qualificados para os desafios da saúde pública do presente e do futuro, além de promover uma visão holística da saúde pois aborda a saúde de forma integral, considerando os fatores biológicos, sociais, ambientais e políticos que a determinam.

    Também tem compromisso com a justiça social, pois forma profissionais comprometidos com a redução das desigualdades sociais e a promoção da saúde para todos. Além de ter o viés da pesquisa e inovação, pois gera conhecimento científico e tecnológico para embasar ações em saúde pública eficazes e eficientes.

    É preciso destacar que os  sanitaristas e o curso de Saúde Coletiva têm desempenhado um papel fundamental na construção de um sistema de saúde mais justo, equitativo e sustentável. Eles enfrentaram com bravura os desafios da pandemia de COVID-19, trabalhando incansavelmente para proteger a população e garantir o acesso à saúde.

    Hoje, continuam a atuar com dedicação e profissionalismo, defendendo a saúde como um direito fundamental e lutando por um futuro mais saudável para todos.

    É preciso valorizar o profissional sanitarista

    A deputada Dayse Amarilio diz que é urgente garantir melhoria das condições de trabalho e remuneração dos sanitaristas e aponta alguns pontos de destaque: aprimoramento da carreira Gestão e Assistência Pública à Saúde do Distrito Federal (GAPS) e a definição clara das funções dos sanitaristas e a garantia de um  plano de carreira atrativo; investimento em pesquisa e inovação, com apoio à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico na área de Saúde Coletiva; ampliação do acesso à educação em saúde, com a promoção de programas de educação em saúde para a população em geral; fortalecimento da intersetorialidade, com articulação entre diferentes setores para a promoção da saúde e o enfrentamento dos problemas de saúde pública.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES