20.5 C
Brasília
domingo, novembro 24, 2024
Mais...

    Estado firma parceria para aprimorar os consórcios públicos para o Serviço de Inspeção Municipal

    O Governo do Estado firmou, nesta terça-feira (9/5), com municípios mineiros, acordo para o aprimoramento dos consórcios públicos voltados para o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos de origem animal. A novidade beneficia municípios que já contam com o serviço de inspeção e estão inscritos no processo de equivalência do Ministério da Agricultura e, também, a maioria das cidades que não têm o serviço disponibilizado pelo poder público municipal.

    A formalização da parceria aconteceu durante a solenidade de abertura do 38° Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, em Belo Horizonte. A partir da assinatura do instrumento, os serviços de inspeção municipal passam a ter o apoio das equipes técnicas da Secretaria de Agricultura, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) na estruturação do seu trabalho.

    O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, destacou a importância do Serviço de Inspeção Municipal.

    “É na ponta que as coisas acontecem e o SIM é um braço operacional muito forte para a regularização das agroindústrias que se encontram na informalidade e, agora, poderão alcançar novos mercados e agregar valor à produção. Minas Gerais é o estado com mais consórcios desse tipo, somando 17 deles, em 316 municípios. Vamos trabalhar para a inserção dos serviços no e-Sisbi, sistema do Ministério da Agricultura, que permite a comercialização em todo o território nacional, gerando emprego, renda e desenvolvimento para os produtores”, afirma.

    O protocolo de intenções foi assinado pelo secretário Thales Fernandes, pelo diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes, pelo vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Edson de Souza Vilela, e pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), Bruno Divino.

    Outros benefícios

    A implantação dos Serviços de Inspeção Municipal, de forma individual ou por meio de consórcios, amplia a oferta de produtos de qualidade com a garantia da segurança sanitária dos alimentos, viabiliza a entrada dos produtores nos mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por exemplo, além de contribuir para a preservação da cultura regional.

    Capacitação

    A partir da assinatura do protocolo, com vigência de um ano, podendo ser prorrogado mediante acordo, as equipes da Secretaria de Agricultura, do Instituto Mineiro de Agropecuária e do Conselho Regional de Medicina Veterinária vão capacitar os gestores dos consórcios e profissionais dos serviços de inspeção municipais sobre os critérios administrativos, técnicos e sanitários, incluindo regulamento e normas que contemplam as diretrizes para a emissão dos selos Arte e de Queijo Artesanal.

    “Vamos dar apoio técnico e treinamento para que os serviços atendam às necessidades dos consumidores e produtores dos 853 municípios de Minas”, reforça o diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes.

    Desde dezembro de 2022, uma nova legislação federal deu autonomia aos órgãos municipais para a concessão dos selos. Com isso, além do Ministério e das instituições de agricultura e pecuária estaduais, os municípios passaram a conceder selos que autorizam o trânsito em território nacional de produtos fiscalizados por profissionais municipais, sem necessidade de auditorias do Estado ou do Ministério da Agricultura. O resultado é a simplificação do processo e a promoção da universalização da política de acesso à comercialização desses produtos em todo o país.

    Consórcios Públicos

    De acordo com a Constituição Federal, consórcio público é a união voluntária de dois ou mais entes da Federação para a realização da gestão associada de serviços públicos, visando desenvolver ações conjuntas que beneficiem o interesse coletivo.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES