20.5 C
Brasília
quinta-feira, setembro 19, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Projeto promove o enfrentamento à violência doméstica com trabalhadores da construção civil

    O chão de terra batida do canteiro de obras da Soltec, no Noroeste, foi o destino, nesta quinta-feira (1º), da quarta edição do projeto Conversa com Eles. Fruto de parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), a iniciativa tem como objetivo dialogar com os trabalhadores civis para conscientizar sobre a necessidade de eliminação da violência doméstica, com ações de prevenção e combate à violência e orientação sobre a adequada solução de conflitos.

    Adesimário Alves de Oliveira valoriza o projeto: “É um debate importante, porque muita gente ainda não sabe respeitar o espaço do outro” | Foto: Divulgação/Sejus

    “A proposta é trabalhar em conjunto com os homens, para que possam somar com a gente e o ciclo de violência seja quebrado”, pontua a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “De maneira lúdica, os trabalhadores da construção civil são sensibilizados quanto à importância de todos lutarem contra a violência. Esse diálogo ajuda a romper com a violência a que muitos podem ter sido submetidos, em algum momento da vida, e a evitar que seja reproduzido por eles contra as mulheres.”

    O trabalhador da construção civil Adesimário Alves de Oliveira, que atua na obra da Soltec há um ano e quatro meses, elogia o evento: “É um debate importante, porque muita gente ainda não sabe respeitar o espaço do outro. É preciso abrir a mente, porque senão se resolve tudo na base da violência, mas o bom diálogo cabe em qualquer lugar”.

    Reflexão

    Versos de uma canção sertaneja foram citados pelo palestrante Bruno Abreu para que a plateia compreendesse como uma letra pretensamente romântica pode deturpar a visão que se tem da mulher. Por meio de outros recursos lúdicos, como vídeos educativos, o pedagogo fez os trabalhadores civis refletirem sobre o fato de que a violência se manifesta de diversas formas e não apenas impacta as mulheres, mas a sociedade, uma vez que é estruturante da desigualdade de gênero.

    “O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é uma importante demanda no que diz respeito a condições mais dignas e justas para essa população e mudança da cultura”, ressalta o presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão.

    Direito Delas

    Criado pela Sejus para atender mulheres em situação de violência e seus familiares, crianças e adolescentes de 7 a 14 anos vítimas de estupro e vítimas de crimes contra a pessoa idosa, o programa Direito Delas oferece atendimento social, psicológico e jurídico em nove núcleos: Ceilândia, Estrutural, Guará, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas e Samambaia.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES